Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 28 de março de 2011

DOCE NOSTALGIA



Uma canoa "bordada", puxada em um baixio. Dentro dela, remos de voga e o remo de pá, com uso dos quais os pescadores a impulsionavam e guiavam. Tais canoas eram também movidas com auxílio de uma vela, cujo mastro móvel era enfiado num furo existente no banco da frente, indo alojar-se noutro furo existente no fundo da embarcação.
Ao lado, os "camaradas" puxam a rede pelo "cabo", utilizando-se de "puxadores" de corda, com um nó na ponta ou um pequeno toco de pau, que faz o mesmo efeito do aludido nó. 
Fazendo força, em marcha à ré,  para trazer a rede à praia, com o puxador colocado em torno da cintura.
Os pés, cavam na areia como se fossem garras. 
Este é um dos quadros mais típicos da verdadeira pesca artesanal da Ilha, que sumiu, por força do turismo.
Como era bom viver na nossa Ilha naqueles tempos.


Fonte: http://sambaquinarede2.blogspot.com/

3 comentários:

Unknown disse...

Dr.Izidoro!essa foto é de que praia? O senhor que está frente não é o vô Joaquim? Sou sua fã, leio todos os dias seu blog e divulgo também, pois sou de Canasvieiras, sou filha do Seu Dego, lembra de nós? Sou a caçula, Claudia,
É com muita satisfação em saber que Canasvieiras tem um "filho" como o senhor, muito inteligente, meu email é: claudiacanas@ibest.com.br,Um abraço.Claudia Costa/Canasvieiras.

Unknown disse...

Dr! Izidoro!!! Não lembro do senhor, a mãe fala muito bem da sua familia, tenho um assunto polemico para o senhor postar e até mesmo como advogado dará sua opinião com certeza, por favor envie um email para mim, e eu lhe responderei com muita alegria,Muito Obrigada, Claudia Costa.

I.A.S. disse...

Que bom ver a Cláudia Costa, filha do "seu Dego" (eu me lembro dele, com sua força respeitável, metendo o lombo no costado de uma canoa semelhante e fazendo dela o que bem entendia) meu dileto vizinho de infância em Canasvieiras, lendo e comentando este blog.
A foto da matéria me parece da Lagoa da Conceição, na área da Rua Osni Ortiga. Eu a catei do blog Sambaqui na rede, cuja leitura recomendo a todos, porque trata das coisas da Ilha com muito carinho e respeito.