Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Equideocultura - O cavalo presente no Festival da Águia



Caçadores e suas águias estrelam festival na Mongólia

Os cavalinhos da região são pequenos e de curtos pescoços, como mostra a foto, mas já conduziram Gengis Khan e seus exércitos triunfalmente, por milhares de quilômetros, nas conquistas dos mongóis.

-=-=-=-=-=

Homem durante competição de águias em Olgii
DO ENVIADO A OLGII, MONGÓLIA

Todo mês de outubro, a cidade de Olgii sedia um dos eventos mais celebrados da Mongólia, o Festival da Águia. Com dois dias de duração, reúne dezenas de caçadores, que viajam até 180 km a cavalo com a enorme ave equilibrada no braço para participar da competição.

O trio formado por águia, cavalo e homem disputa duas provas. Na primeira, a ave é solta no alto de uma montanha e tem de pousar no braço do seu dono.

O segundo desafio, mais difícil, simula uma caçada: novamente, a águia é solta, mas dessa vez tem de agarrar uma pele de raposa arrastada pelo cavalo do seu dono. Em ambas as provas, ganha quem for mais rápido.

Os caçadores chamam tanto ou mais atenção do que as águias. Neste ano, havia 47 inscritos, com idades variando entre 20 e 80 anos. Imponentes, cavalgam em marcha acelerada e trajam roupas ricamente adornadas.

Fonte: FOLHA DE SP

Nenhum comentário: