Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 10 de junho de 2010

Estratégia de marketing - Igreja Universal

Era só o que faltava, mesmo. Nos semáforos já somos constrangidos por pedintes, malabaristas e outras espécies de pessoas que visam viver à custa alheia ou que efetivamente estão com fome.

Não sei porque estou admirado de que isto tenha acontecido. Afinal, religião é puro malabarismo, também, habilidade de ludibriar o povo, de viver do autêntico estelionato que constitui pregar a existência de um "deus", vender a "salvação", espantar o "diabo", garantir um lugar no "céu" e escapar ao "inferno", ou seja, vender o inexistente.

Bando de embusteiros, é o que são os pregadores (de todos os cultos) e seus comparsas.

Universal faz drive-thru de orações

O sistema drive-thru, tão utilizado pelas redes de lanchonetes e bancos, agora ganhou mais uma adesão: da Igreja Universal do Reino de Deus. Todos os dias, entre 18h e 20 horas, quem passa pela Rua Domingos de Morais, 2.051, na Vila Mariana, zona sul da capital, pode receber uma oração sem sair do veículo.

Munidos de placas, faixas e frases de abordagem, os voluntários da igreja ficam na rua orientando os motoristas sobre o novo serviço, que fica em um recuo da sede. O atendimento, que demora menos de cinco minutos, é feito dentro do carro. Deve-se apenas fechar os olhos durante a reza.

“Percebemos o trânsito intenso e resolvemos oferecer uma oração para quem está no congestionamento e não tem tempo de ir ao culto”, diz o pastor responsável pela unidade, Osvaldo Volpini.

O sistema é inspirado em um modelo adotado na Igreja Universal de Houston, no Texas (Estados Unidos). “A ideia é do bispo brasileiro Renato Cardoso, que começou a dar atendimento no carro para fiéis norte-americanos”, conta Volpini.

Para o teólogo Eulálio Figueira, do Departamento de Ciências da Religião da PUC-SP, a igreja está seguindo a regra para atender às necessidades do cliente, ou melhor, do fiel. “Seguimos a religião que mais atende às nossas necessidades imediatas. Não temos tempo de ir ao culto? Não tem problema. A Universal cria um pacote de atendimento drive-thru”, diz.

A Igreja Católica adota uma cerimônia parecida com o “drive-thru da oração” no dia 25 de julho, Dia de São Cristovão, o patrono dos viajantes e motoristas. Na ocasião, os veículos são abençoados em frente a igrejas que homenageiam o santo.

Confira, abaixo, galeria de fotos feitas pelo repórter fotográfico Sérgio Neves, da Agência Estado:

No congestionamento, os motoristas se deparam com faixas chamando os fieis

No trânsito, os motoristas se deparam com faixas chamando os fieis

Os cartazes são vistos principalmente na entrada da Igreja Universal

Os cartazes são vistos principalmente na entrada da Igreja Universal

Motoristas que se interessam pela bênção formam nova fila, dentro da igreja

Motoristas que se interessam pela bênção formam nova fila, dentro da igreja

Obreiro da Igreja Universal faz orações para cada condutor que se apresenta

Obreiro da Igreja Universal faz orações para cada condutor que se apresenta

A reza dura 5 minutos; o motorista, então, volta ao congestionamento

A reza dura 5 minutos; o motorista, então, volta ao congestionamento

Fonte: Estado de SP


Nenhum comentário: