Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 2 de junho de 2010

Truculência e tortura em SC

MAIS UM LAMENTÁVEL CASO DE VIOLÊNCIA CONTRA PRESO, EM NOSSO ESTADO. O ESTADO, POR CERTOS PREPOSTOS, COMPORTA-SE COMO BANDIDO, NIVELANDO-SE POR BAIXO.





NÃO CUSTA REPRODUZIR O ENTENDIMENTO RECENTE DO EGRÉGIO STJ SOBRE O ESPANCAMENTO DE PRESO, A TÍTULO DE "CORRETIVO".

10/05/2010 - 12h17
DECISÃO
STJ classifica como tortura agressões de policial a detento
A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) classificou como tortura as agressões físicas praticadas por um agente da polícia civil contra um detento que estava dentro da cela. Para os ministros, a nítida intenção do agente em aplicar um “corretivo” ao preso é uma forma de tortura, de acordo com o artigo 1o, parágrafo 1o da Lei nº 9.455/97, que define os crimes dessa natureza.

Segundo o processo, a vítima encontrava-se detida na Delegacia Geral de Polícia do município de Cruzeiro do Sul (AC) quando apresentou comportamento violento. Agrediu companheiros de cela, que foram retirados do local, e depois começou a se debater contra as grades. Muito agitado, o preso provocou os policias com xingamentos. Por essa razão, um dos agentes entrou na cela e aplicou vários golpes com cacetete no preso e só parou as agressões quando outro policial interveio.

Em primeira instância, o policial foi condenado pelo crime de tortura a quatro anos e seis meses de reclusão, além da perda do cargo público. Em apelação, o tribunal estadual entendeu que não se tratava de crime de tortura, mas de lesões corporais graves. O Ministério Público do Acre recorreu ao STJ.

A relatora, ministra Laurita Vaz, não conheceu do recurso por entender que era necessário o reexame de provas, o que é vedado pela Súmula nº 7 do STJ. O ministro Felix Fischer divergiu. Considerou que a questão exigia apenas a revaloração dos fatos.

Autor do voto vencedor, o ministro Fischer destacou que a própria desclassificação do crime para o tipo lesões corporais graves evidencia que as lesões sofridas pela vítima foram intensas, assim como o sofrimento por ela suportado. Para o ministro, a análise dos dados transcritos nos autos demonstram, de forma inconteste, que a intenção do policial foi sim a de impor sofrimento à vítima.

Fischer ressaltou que “é inaceitável a imposição de castigos corporais aos detentos, em qualquer circunstância, sob pena de censurável violação aos direitos fundamentais da pessoa humana”. Ele entende que se a vítima das agressões é pessoa que se encontra presa, não se exige o especial fim de agir na conduta do agente para caracterizar o crime de tortura.

Ao dar provimento ao recurso, Fischer afirmou que o Estado Democrático de Direito repudia o tratamento cruel dispensado pelos seus agentes a qualquer pessoa, inclusive aos presos. Esse foi o entendimento acompanhado pela maioria dos ministros da Quinta Turma. Ficou vencida a relatora.

-=-=-=-=

É certo que é necessário ter "estômago de avestruz" para lidar com certos indivíduos e que, nem sempre, um agente penitenciário, humano como qualquer um de nós, consegue manter -se tolerante e completamente imune a xingamentos, deboches e agressões verbais de preos, que, via de regra, também não são santos.
O mundo dos sistema penitenciário é brutal, impiedoso, de parte a parte.
Todavia, a diferença entre o preso e o agente do Estado é que este último deve ser treinado para suportar, até a exaustão, toda espécie de provocação, sob pena de se transformar em outro delinquente.
Quando qualquer cidadão decide abraçar a função de agente penitenciário, sabe, de antemão que, no mundo onde laborará não sobrevivem os ingênuos, eis que, aquele que é tanso, ao cair lá dentro, ou se "antena" e se agilisa, "fica esperto", ou sofre muito e, em alguns casos, até morre.

Nenhum comentário: