Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Arcebispo católico elitista

O arcebispo da Paraíba, dom Aldo di Cillo Pagotto, é acusado de ter relacionamento “sistematicamente desrespeitoso e preconceituoso em relação aos pobres”.
.
.
.




Em carta às instâncias colegiadas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) os insatisfeitos reportaram-se ao “mais recente ato de desrespeito e de preconceito aos pobres e suas legítimas demandas”. Pagotto questionou, em coluna fixa no Correio da Paraíba, o plebiscito pelo limite do tamanho da propriedade da terra no Brasil, realizado no início do mês.


Além de questionar, o arcebispo teceu “insinuações injuriosas – inclusive de roubo – contra os pobres e contra os movimentos populares”. Os signatários da carta lembram que o plebiscito teve o apoio da CNBB e do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic).

Os signatários mencionaram que dom Aldo apresenta atitudes de “desdém ou de humilhação” a tudo o que diga respeito às Comunidades Eclesiais de Base ou à Comissão Pastoral da Terra, às pessoas comprometidas com a causa dos pobres, que constantemente são agredidos por palavras e atos, “tratando aos pobres com arrogância e desprezo, enquanto trata com privilégio os ricos e poderosos e seus respectivos interesses”.

A permanecer no cargo em João Pessoa, a situação só tende a se agravar, “caso continue prevalecendo o silêncio ou a omissão diante da lista considerável de atitudes de desdém aos pobres e humildes”, alertam os signatários.

Fonte: ALC c/ http://www.gospeledeovelha.com/


Nenhum comentário: