Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Cavalo na América do Sul

ULRICH SCHMÍDEL

- Um alemão que andou pela América do Sul logo após o contacto dos portugueses com o Brasil, informa que, em 1535 a expedição em que viajou trouxe da Espanha, para a região do Prata, em 14 navios, 72 cavalos e éguas. Viaje al Rio de La Plata/1534/1554 - Cabaut & Cia Editores/B. Aires-RA/1903, p 147. O mesmo cronista relata uma batalha havida entre membros de sua expedição e os índios Querandis, quando os europeus utilizaram alguns daqueles animais trazidos e informa que alguns companheiros foram trucidados pelos silvícolas, o que pode ter provocado a apropriação, pelos vencedores, das montarias dos vencidos. A presunção é nossa, não de SCHMÍDEL. – Obra citada, ps. 148 e 149.

Nenhum comentário: