Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Saramago vive!

23/09/2010 - 00h46

Artistas brasileiros homenageiam José Saramago em São Paulo

Publicidade

DA EFE

Grandes personagens da cultura brasileira prestaram nesta quarta-feira (23), em São Paulo, uma homenagem com clima intimista ao escritor português José Saramago, morto em junho.

O evento contou com a presença da viúva do vencedor do prêmio Nobel, a espanhola Pilar del Río; com o cantor Chico Buarque e com o diretor de cinema Fernando Meirelles, entre outros.

"José Saramago escreveu literatura. Ele era um escritor. Brindemos pela palavra viva de Saramago e sua literatura", disse Danilo Santos de Miranda, o diretor regional do Sesc, que recebeu a homenagem em uma de suas unidades, no bairro de Vila Mariana.

Miranda afirmou que, atualmente, não há produção literária com compromisso, algo muito diferente do que fez Saramago, que, para ele, "não separava a voz política de sua literatura".

Pilar del Río foi quem começou a leitura dos fragmentos em um palco preto sobre o qual apareciam impressas em letras brancas trechos obras como "Ensaio sobre a Cegueira" e "O Evangelho segundo Jesus Cristo", entre outras.

Vestida totalmente de preto, assim como os demais participantes, à exceção de Buarque, que estava de roupa marrom, a viúva do escritor foi a única que fez sua leitura por trás da tela sobre a qual se projetavam os textos, em uma simbologia do que ela representava para o escritor.

Entre os textos eram exibidas imagens extras do documentário "José & Pilar", com Saramago falando sobre sua experiência de vida e de seu ateísmo, em tom bastante irônico.

As atrizes Denise Weinberg, Ligia Cortez e Bete Coelho, entre outros, também leram partes da obra de Saramago. O fragmento final ficou por conta de Chico Buarque.

Saramago era um homem "com uma grande lucidez e clareza. Era o campeão de inimigos" entre eles os capitalistas e o catolicismo, disse, antes do ato, Fernando Meirelles, que dirigiu a adaptação para o cinema de "Ensaio Sobre a Cegueira" e produziu "José & Pilar", cuja estreia mundial acontece no próximo sábado no Festival do Rio.


Sebastiao Moreira/Efe
Beth Coelho, Denise Weinberg, Ligia Cortez, Pilar Del Róo e Chico Buarque prestam homenagem a Saramago
Beth Coelho, Denise Weinberg, Ligia Cortez, Pilar Del Róo e Chico Buarque (da esq. para dir.) prestam homenagem a Saramago

Fonte: FOLHA DE SP

Nenhum comentário: