Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 29 de setembro de 2010

TUBARÕES DEVORAM BALEIA

Pesquisadores registram baleia de 11 metros sendo devorada por 30 tubarões

Ação dos tubarões foi acompanhada por cientistas de ONG ambientalista na costa da África do Sul

por Redação Galileu

Mais de 30 tubarões foram vistos comendo uma baleia de quase 11 metros nas águas da Cidade do Cabo, na África do Sul. A baleia foi encontrada já morta por pesquisadores, que decidiram deixá-la próxima a uma conhecida zona de alimentação de tubarões brancos, chamada Seal Island.
  Divulgação
Detalhes da alimentação dos tubarões brancos foram registradas pela ONG Save Our Seas

Ao ser encontrada pelos tubarões, a baleia foi dilacerada durante uma semana, até ser reduzida a ossos e músculo. Segundo o blog da ONG Save Our Seas, que documentou o processo, os tubarões faziam mordidas "testes" para selecionar o que queriam comer, rejeitando músculos e priorizando gordura.
De acordo com a ONG, isso pode ajudar a explicar por que mais de 75% dos ataques em humanos consistem em uma única mordida e depois a liberação do corpo.
  Divulgação
Pesquisadores conseguiram observar de perto o hábio de alimentação dos tubarões

  Divulgação
Carcaça da baleia é cercada pelos tubarões

A pesquisadora Alison Kock, da ONG Save Our Seas, explicou que os cientistas observaram que os tubarões maiores, de cerca de 4 metros, tiveram prioridade na hora de escolher as áreas que seriam comidas. "Nos dois primeiros dias de "banquete", os tubarões menores ficavam ao redor e só comiam os restos", afirmou. 

Fonte: G1

Nenhum comentário: