Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 22 de setembro de 2010

SAÚDE PÚBLICA - Informação importante sobre 'SAL'

Substância é adicionada ao alimento para evitar carência no organismo
Agência Estado
Marcos Mendes/25.fev.2006/AEMarcos Mendes/25.fev.2006/AE

Adição de iodo no sal é obrigatória no Brasil desde 1995



Lotes das marcas de sal Cisne, União e Salmonte foram interditados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) por apresentar irregularidades na quantidade de iodo que deve ser adicionado ao produto.

A amostra analisada do sal Cisne trazia teor abaixo do que é determinado pela agência: pelo menos 20 miligramas em cada quilo de produto. Amostras do sal União, por sua vez, apresentavam problemas distintos: um lote tinha menos iodo do que o recomendado pela Anvisa e outro, quantidade em excesso.

A Anvisa também determinou a interdição cautelar do sal Marlin, por trazer em sua composição carbonato de sódio, aditivo que não é permitido pela legislação sanitária.

O gerente jurídico da empresa fabricante do Sal Cisne, Antonio Carlos Santana, admitiu o desvio de padrão e afirmou que o produto já começou a ser recolhido do mercado. Santana atribuiu o problema a um "comportamento anômalo" das máquinas.

– Não foi constatado nenhum defeito. Tanto é que a produção que se seguiu está em conformidade com padrões exigidos pela Anvisa. A expectativa é a de que dentro dos próximos 15 dias o restante do lote seja recolhido.

Procurada, a empresa fabricante do Sal União não se manifestou.

A adição de iodo no sal é obrigatória no país desde 1995. A medida começou a ser adotada para tentar evitar a carência da substância no organismo, mais frequente entre pessoas que vivem em regiões afastadas do mar. Distúrbios por deficiência de iodo podem provocar doenças como bócio e, em gestantes, levar o nascimento de crianças com rebaixamento mental e surdez.

O excesso de iodo, por outro lado, também é prejudicial. Níveis elevados estão relacionados a aumento de casos de tireoidite de Hashimoto e hipotireoidismo. Os níveis de adição do produto mudaram ao longo dos anos. Atualmente, o mínimo recomendado é de 20 miligramas por quilo. O limite máximo é de 60 miligramas.

Fonte: R7

Nenhum comentário: