Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 28 de setembro de 2010

O plantel de "escravas do senhor " está minguando

Número total de freiras caiu em 2008 para 33.333. Em 1970, número de freiras ultrapassava 40 mil

De 40.513 no ano de 1965, quando se encerrou o Concílio Vaticano II, o número de freiras caiu para 33.333 em 2008, conforme dados da última edição do Anuário Católico do Brasil. Depois de ligeira alta em 1970, quando chegou a 40.660, o contingente de religiosas vem encolhendo na maioria das quase 500 congregações atuantes no País. No mesmo período, o total de padres subiu de 13.537 para 20.561, apesar da crise que atingiu os seminários e provocou uma deserção no clero. Ainda insuficientes, as vocações sacerdotais estão crescendo, enquanto as candidatas aos conventos femininos diminuem.

"Quais são as razões para essa queda?", pergunta a presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), irmã Márian Ambrósio, traduzindo a inquietação dos institutos femininos, cujos membros somam dois terços dos associados da entidade que dirige. A CRB, organismo que funciona em comunhão com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), tem cerca de 30 mil freiras, padres e irmãos de vida consagrada, que moram em comunidades e fazem votos d

Para irmã Márian, não se trata de uma crise negativa, pois a diminuição das vocações femininas se explicaria pelo fato de haver atualmente maior discernimento na escolha do futuro. "As jovens que no passado eram atraídas pelo exemplo das professoras nos internatos, quando decidiam ser freiras para trabalhar em colégios, hospitais e obras sociais, hoje têm novos horizontes", diz a presidente da CRB. "Chamadas por Deus para se dedicarem à defesa da vida, as irmãs continuam inseridas nos meios populares, como nos anos posteriores ao Concílio, mas buscam outros setores para exercer a missão."

Um exemplo estava ali bem ao lado, no Convento de Santa Paulina, no bairro do Ipiranga, onde irmã Márian interrompeu uma reunião sobre tráfico de meninas para dar entrevista. "Estamos criando a rede 'Um Grito pela Vida' para lutar contra a violência sofrida pelas mulheres", informa a freira, apontando essa iniciativa como um esforço a mais das religiosas, que não abandonam o compromisso de ajudar os pobres e os excluídos da sociedade.

"Nossa inserção não é no lugar, mas em uma situação", afirma.

A inserção popular, que em um primeiro momento propiciou entusiasmo e crescimento, enfrenta atualmente uma sensação de cansaço, porque nem todos os sonhos se realizaram. "Eu imaginava que fôssemos chegar ao ano de 2000 sem criança passando fome, mas verifico que os problemas continuam", diz irmã Márian. Em busca de novo alento, as congregações tentam redescobrir o compromisso com os pobres nas propostas iniciais de seus fundadores. "O fundador ou fundadora sempre escutava um grito social ao criar uma nova comunidade", observa a presidente da CRB.

Vocação e dedicação

Uma solução é unir as duas coisas - manutenção da vocação original e dedicação a novas áreas - como fazem as irmãs de Santa Marcelina. "Em São Paulo, nós temos colégios e faculdade para a classe média e hospitais para atender a periferia", relata irmã Valéria Araújo de Carvalho, superiora de um pensionato para moças no bairro de Perdizes.

As marcelinas usam um hábito branco tradicional, fiel ao figurino dos anos pré-conciliares. Depois de 1965, as religiosas de muitas congregações começaram a se vestir como as mulheres comuns - o que levou o cronista e dramaturgo Nélson Rodrigues a escrever sobre "freiras de minissaia", um exagero evidente.


Fonte: GAZETA DO POVO

Nenhum comentário: