Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 22 de setembro de 2010

DE OLHO NA BUFUNFA

O Vaticano está mais preocupado em assumir o controle da fortuna da Legionários do Cristo do que apurar o comprometimento da atual diretoria da ordem com a devassidão do seu fundador, o padre mexicano Marcial Maciel (1929-2008).

Essa é a avaliação de Elio Masferrer, presidente da ALER (Associação Latino-Americana para o Estudo das Religiões).

“O que o Vaticano quer é controlar os recursos da Legionários e a sua estrutura de sacerdotes”, disse ele ao site em língua espanhola La Jornada. “A pedofilia é um assunto secundário.”

Ele estima que o patrimônio da Legionários esteja entre 20 bilhões de euros a 25 bilhões. Ou, na moeda brasileira, de R$ 46 bilhões a R$ 57 bilhões. Corresponde ao valor de uma empresa petrolífera, disse.

O apelido da ordem é Bilionários de Cristo.

A papa Bento 16 recebeu hoje (30) os cinco religiosos que, em missão apostólica, visitaram no ano passado as principais unidades da ordem em países como Estados Unidos, México, Chile, Itália e Espanha.

O “visitador” apostólico ao Brasil foi o arcebispo chileno dom Ricardo Ezzati. Aqui, a Legionários tem seminário em São Paulo, Arujá, Curitiba e Porto Alegre. Mantém atividades educacionais em Belo Horizonte e Brasília, entre outras cidades.

Maciel talvez tenha sido o padre mais devasso da história recente da igreja. Estuprou coroinhas e dois de seus filhos, teve amantes (mulheres e homens), deu golpe em viúvas ricas (essa é uma das origem da fortuna da legionários) e era viciado em cocaína.

A expectativa é de que o papa decida o futuro da ordem até o final deste ano.

Masferrer acredita que Bento 16, qualquer que seja a sua decisão, manterá intacta a saúde financeira da ordem, que envia ao Vaticano cerca de 100 milhões de euros por ano. Em reais, seriam 229 milhões.

“O Vaticano cuidará para que esses recursos continuem fluindo”, disse.

Fonte: PAULOPES WEBLOG

Nenhum comentário: