
O pianista e compositor cubano Ignacio Villa (Bola de Nieve) será recordado aqui no centenário de seu nascimento com uma homenagem múltipla, organizada pela União Nacional de Escritores e Artistas.
Segundo adiantou Heriberto Feraudy, membro do comitê organizador, desde julho próximo e até finais de ano personalidades da literatura, as artes plásticas e a música recordarão ao artista, considerado um dos grandes intérpretes da América Latina.
Entre os preparativos destaca a reedição de sua discografia, com o respaldo do selo Egrem, uma palestra teórica sobre sua vida e obra, e um concerto previsto para dezembro.
Às homenagens se somará o Escritório do Historiador da Cidade, que trabalha na restauração da casa onde nasceu e cresceu o artista, na localidade de Guanabacoa. Uma de suas ruas será batizada com seu nome.
Pintores como Eduardo Rocha (Choco) e Roberto Fabelo o honrarão também em uma mostra coletiva.
Nascido em 11 de setembro de 1911, Bola de Neve converteu-se em um fenômeno musical na década de 1930. Como expressou uma vez o poeta chileno Pablo Neruda, ele "se casou com a música e vive com ela em essa intimidem cheia de pianos e cascabeis, atirando pela cabeça os teclados do céu".
Fonte: PRENSA LATINA (Cuba)
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário