Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sábado, 23 de abril de 2011

Dois tibetanos são mortos durante blitz em monastério em Pequim

DA FRANCE PRESSE, EM PEQUIM
Dois tibetanos morreram durante uma intervenção policial realizada em um monastério budista no sudoeste da China, informou neste sábado um grupo de opositores.

As autoridades acordaram o monastério de Kirti, na província de Sichuan, e ordenaram a aplicação de um programa de reeducação depois dos incidentes ocorridos no mês passado originados pela imolação de um jovem bonzo durante uma manifestação antigoverno.

Segundo a Associação Internacional Campanha para o Tibet (ICT, da sigla em inglês), com base em Nova York, as forças de segurança realizaram uma blitz no monastério na quinta-feira à noite e prenderam mais de 300 monges.

Posteriormente, a polícia agrediu um grupo de laicos que realizavam guarda no exterior do templo e mataram dois tibetanos sexagenários, segundo a mesma fonte, que cita um monge de Kirti no exílio.

O governo tibetano no exílio, fundado pelo Dalai Lama, declarou em um comunicado estar "muito preocupado" com a "situação no monastério de Kirti".

Também pediu aos governos de todo o mundo que convencessem Pequim "de não usar a força para resolver a crise".

"Diante da ausência de equipes de verificação independentes, de proteção legal e de imprensa livre, estamos muito preocupados com essa situação, que poderá gerar um genocídio", disse o governo tibetano no exílio em Dharamsala, norte da Índia.

Fonte: FOLHA DE SP

Nenhum comentário: