Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 25 de abril de 2011

População Negra terá atenção especial na Saúde

Para muitos, por si só, o fato de se falar em raças, já constitui atitude discriminatória, pois a humanidade constitui uma só raça. Mas parece que os administradores e legisladores de Florianópolis entendem a questão de forma diversa, como se vê abaixo.
O tema da existência ou não de várias raças é bastante conflituoso e costuma suscitar debates infindáveis.
Aguardemos para ver a repercussão do decreto a nível nacional e internacional.
Será que os "belos frutos" aos quais o Prefeito se refere são os votos dos negros e dos membros de outras "raças" que apóiem a nova política abaixo noticiada?

-=-=-=-==-

Medida se integra à política já adotada em Florianópolis

O prefeito da Capital Dário Berger assinou nesta quarta-feira o decreto que cria o Comitê Municipal de Saúde Integrada da População Negra. A medida tem por objetivo encaminhar as diretrizes da Política Nacional com o mesmo nome. Para o chefe do executivo, entre os deveres da Administração Pública está o de criar mecanismos que ajudem a promover a integração. “Hoje estamos lançando uma semente que, estou certo, produzirá belos frutos”, destacou.
Já para o secretário da Saúde da capital, João Candido da Silva, é preciso entender que a raça negra possuí algumas especificidades que precisam ser reconhecidas e respeitadas. Ele destaca que os integrantes desta etnia são mais suscetíveis a doenças como o Diabetes Mellitus, a Hipertensão, a Anemia Falciforme e Traços Falciformes. Embora desde 2009 a Rede de Saúde do município já esteja atenta a estas questões, ele considera o decreto um passo fundamental. “Precisamos mudar de vez a cabeça de algumas pessoas, inclusive entre os profissionais da saúde, que insistem em ignorar esta realidade”, afirmou o secretário.Para ele a história do Brasil registra três momentos de inclusão social. O primeiro deles seria o reconhecimento dos Direitos Trabalhistas no governo do presidente Getúlio Vargas. Já o segundo seria a criação na década de 80 do Sistema Único de Saúde, garantindo a todos o acesso à saúde de qualidade e sem discriminações. Ainda segundo o secretário o terceiro ponto foi a criação pelo governo do presidente Lula do Bolsa Família. “Agora é a hora de um novo avanço, uma política de integração completa de todas as raças que ajudam a construir este país”, propôs ele.

A coordenadora da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Promoção de Igualdade Racial, Ana Paula Cardoso, lembrou que este decreto se insere na proposta que deu origem ao órgão em 2009. Já o vereador Renato Geske, presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, fez questão de destacar a necessidade daquela casa em combater de forma veemente toda e qualquer manifestação de cunho racista ou preconceituoso.

Lembrando as situações de discriminação por que passou ao longo de sua vida o vereador Márcio de Souza disse considerar medidas como a assinatura deste decreto uma prova inequívoca do compromisso do governo Dário Berger com a raça negra e com todas as demais raças que formam o Brasil. Para ele, atitudes como esta tem se repetido também nas áreas da saúde, educação e assistência social. “Acredito que todos os que vão além do discurso na defesa dos interesses populares devam apoiar estas ações implementadas pelo executivo”, disse o vereador.

Jorn.Caê de Castro/SMS

Fonte: PORTAL DA PMF



Nenhum comentário: