Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 19 de abril de 2011

Centro muçulmano é profanado na Bélgica



Uma cabeça de porco foi enterrada no local da futura mesquita, com insultos a Maomé
Bruno Fahy/AFPBruno Fahy/AFP
O muro do local também foi pixado com imagens de porco e insultos religiosos

Pessoas não identificadas profanaram o local onde deve ser construída uma mesquita em Charleroi, na Bélgica, enterrando uma cabeça de porco sob uma cruz com a inscrição "Aqui descansa Maomé", indicaram nesta terça-feira (19) as autoridades locais.
Os fatos ocorreram na noite de segunda para terça-feira próximo a duas construções que a associação muçulmana At-tuba, composta por membros de origem marroquina, anunciou em janeiro querer transformar em mesquita, explicou Xavier Godefroid, funcionário da prefeitura.
No interior do recinto, uma "cabeça de porco foi quase totalmente enterrada --apenas com o nariz para fora-- ao pé de uma cruz, na qual foi afixada a foto de um porco com a inscrição 'Aqui descansa Maomé'", explicou Godefroid.
No muro de tijolos vermelhos que circunda o local, as autoridades retiraram pichações indicando "Islã = Perigo" e insultando o profeta Maomé.
O desenho de uma cabeça de porco, animal cuja carne tem seu consumo permitido pelo Corão, também foi pichado nesse muro, assim como uma mesquita riscada com uma cruz.
5% da população da cidade é muçulmana
O prefeito de Charleroi, Jean-Jacques Viseur, classificou o ato como um "gesto imbecil e provocador por trás do qual existe a vontade de estigmatizar uma religião" e que deve ser "punido".


O presidente da associação Al-tuba, Mohamed Benachir, disse durante essa coletiva de imprensa que "não se pode cair na armadilha da provocação" e assegurou que apelos à calma serão feitos à comunidade muçulmana.

Situada a 60 quilômetros de Bruxelas, Charleroi, com seus 200 mil habitantes, é a maior cidade da Valônia, região de língua francesa do sul da Bélgica. Ela possui uma comunidade muçulmana forte de cerca de dez mil pessoas, ou 5% da população, principalmente originária do Marrocos e da Turquia, segundo Godefroid.

Nenhum comentário: