Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 19 de abril de 2011

Justiça do Rio nega habeas corpus para chimpanzé Jimmy



A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio negou nesta terça-feira o pedido de habeas corpus para o chimpanzé Jimmy, que há mais de dez anos está no Zoonit (jardim zoológico de Niterói), na região metropolitana do Rio.


CRISTINA GRILLO
DO RIO
Paula Giolito/Folhapress
Direção do zoológico diz que Jimmy já é "humanizado" e sofreria longe dos funcionários que cuidam dele
Direção do zoológico diz que Jimmy já é "humanizado" e que ele sofreria longe dos funcionários que cuidam dele
O pedido havia sido feito por entidades ambientais que pretendiam retirar o chimpanzé do zoológico e levá-lo para um santuário ecológico em Sorocaba (a 99 km de SP). Jimmy tem cerca de 28 anos e há 13 está no zoológico.




De acordo com o relator do processo, o desembargador José Muiños Piñeiro, o habeas corpus não é o instrumento correto para o caso já que Jimmy é um chimpanzé e não um ser humano.

Segundo a ONG paulista Projeto GAP, uma das que pediu a liberação do animal, em entrevista à Folha no ano passado, além de estar sozinho na jaula, o espaço é muito pequeno para o chimpanzé.

A diretora do Zoonit, Giselda Candiotto, afirmou na época, que o espaço em que o animal se encontra está de acordo com as normas do Ibama e que ele vive sozinho porque é um animal de difícil convivência.    - Fonte: FOLHA DE SP

Divulgação
Chimpanzé Jimmy está há 13 anos no Zoonit faz aulas de pintura e é mimado, segundo direção do zoológico
Chimpanzé Jimmy está há 13 anos no Zoonit faz aulas de pintura e é mimado, segundo direção do zoológico

Nenhum comentário: