Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 15 de abril de 2011

Ex-bispo belga admite abuso de outro sobrinho, mas diz não ser pedófilo



Durante entrevista a uma TV, o ex-bispo belga Roger Vangheluwe (foto), 74, admitiu que abusou de um segundo sobrinho por pelo menos um ano. Há um ano, ele teve de renunciar à chefia da diocese de Bruges depois de ter sido denunciado pelo primeiro sobrinho, com o qual, conforme disse agora, se relacionou por 13 anos.

Embora os dois sobrinhos tenham sofrido a abordagem quando eram menores de idade, Vangheluwe disse que não se considera pedófilo.

"Não tinha nada a ver com a sexualidade. Sempre me envolvi com crianças e nunca senti a mais leve atração. Foi certa intimidade que ocorreu", disse.

"Não tenho impressão alguma de que eu seja um pedófilo. Foi realmente só um pequeno relacionamento. Não tive a sensação de que meu sobrinho [o primeiro] era contra, pelo contrário."

Ele disse que o relacionamento com esse sobrinho teve início antes de ser promovido a bispo, há cerca de 25 anos. "Como isso começou? Como com todas as famílias. Quando vinham me visitar, os sobrinhos dormiam comigo. Começou como um jogo com os meninos. Nunca foi uma questão de estupro, nunca foi usada violência física. Ele nunca me viu nu e não houve penetração."

Vangheluwe disse que, embora os contatos fossem “superficiais”, sabia que “isso não era bom”. “Eu confessei muitas vezes.”

A Bélgica – como outros países -- tem sido sacudida por uma avalanche de denúncias contra padres pedófilos. Mas o caso de Vangheluwe chamou mais a atenção da imprensa belga não só por ele ter sido do alto escalão da Igreja Católica, mas por contar com a conivência de seus colegas. Um do sobrinho denunciou o então bispo duas vezes ao cardeal Godfried Danneels, que nada fez.


Fonte: PAULOPES WEBLOG

Nenhum comentário: