Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 25 de julho de 2011

Origem do milagre da hóstia que sangrou é bactéria, diz universidade

 
Milagre da Serratia marcescens
Na missa do domingo 19 de junho, durante a comunhão, um auxiliar do padre John Echert, da Igreja de Santo Agostinho, em South St. Paulo (Minissota, EUA), deixou que uma hóstia caísse no chão. Echert a colocou em uma tigela com água para se dissolvesse. No domingo seguinte, o padre teve uma surpresa: a hóstia estava vermelha, além de não se ter diluído (foto acima).

Entre os fiéis e blogs católicos correu a informação de que tinha havido um milagre e o próprio padre admitiu  que pode ter ocorrido algo sobrenatural. A hóstia estaria vertendo o sangue de Jesus Cristo.

Contudo, para o Centro de Ecologia Microbiana da Universidade do Estado de Michigan, o que causou o “milagre” deve ter sido uma colônia da bactéria Serratia marcescens, que se reproduz em massas armazenadas em lugar úmido, avermelhando-as.

A universidade não examinou a hóstia, mas, conforme divulgou em seu site Microbe Zoo, há um precedente famoso ocorrido em 1263, quando um padre de passagem pela cidade de Bolsena, Itália, viu sair “sangue” de uma hóstia consagrada quando celebrava uma missa. O evento passou a ser conhecido como “O Milagre de Bolsena”.

A relíquia santa foi levada ao papa Urbano 4º, que morava em uma cidade vizinha, Orvieto. Houve uma procissão na cidade para mostrar o milagre à população, o que originou a Procissão de “Corpus Christi”, que ocorre até hoje. Naquela época não se sabia da existência da Serratia marcescens.

No caso de agora, o padre Echert não se deu por convencido com a explicação da Universidade de Michigan e disse que ele próprio vai investigar o fenômeno.
Colônia da bactéria
O seu relato tem impressionado os fiéis. “Em meus 24 anos de sacerdócio, nunca tinha visto ou tido conhecimento uma hóstia consagrada ficar da cor de sangue, um vermelho brilhante”, disse. “Se eu não soubesse que se tratava de uma hóstia, diria que era um pedaço de carne sangrenta.”

A Arquidiocese de St. Paul não reconheceu ter havido um milagre. Mas também não negou.

Em Bolsena, o milagre da hóstia ensanguentada atrai turistas até hoje.
Fonte: PAULOPES WEBLOG

Nenhum comentário: