Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 25 de julho de 2011

Teóloga brasileira pede que se valorize o papel da mulher

Fonte: http://www.adital.com.br

Ana Maria Tepedino*, teólogafeminista do Brasil, afirmou que na atual ordem social, a luta mais difícil de ganhar é contra o machismo, pois “persiste uma sociedade patriarcal mundial que se fundamenta nas escrituras bíblicas que foram mal interpretadas por santos padres dualistas e misógenos".

Segundo Tepedino, estes intérpretes “entenderam a criação da mulher como uma sobordinação ao gênero masculino”.
“A pior das lutas é contra o patriarcalismo porque está integrado em todas as estruturas da sociedade, econômicas, políticas, culturais e religiosas. Tudo está carregado de patriarcalismo.

É preciso reconstruir tudo isso”, comentou.

A visão da mulher no mundo eclesiático tem sido menosprezada e é uma das vertentes debatidas durante as Jornadas Teológicas do Cone Sul e Brasil, que acontece na Universidade Católica Silva Henríquez, en Santiago do Chile, desde a terça-feira passada, e que se dedicou ao tema de gênero em uma de suas mesas de trabalho.
A especialista sustenta que a solução ao machismo arraigado no inconsciente coletivo é a educação das novas gerações.
“A humanidade necessita das visões de todas as pessoas, uma Igreja onde caibam todos e todas, uma Igreja que siga a mensagem de Jesus”, sublinhou.
Tepedino expôs estas considerações e analisou a atual crise que afeta a Igreja Católica que qualificou como “uma situação calamitosa”.
“Temos que eliminar esta imagen que se criou da instituição para reconstruir a Igreja de Jesus, uma Igreja de fraternidade, generosidade e solidariedade. Dessa maneira, podemos, juntos com outros sujeitos eclesiais, outras pessoas e comunidades, establecer laços para uma igreja distinta, uma igreja com outras cores”, concluiu.

Por Orlando Milesi, jornalista

* Ana Maria Tepedino, intelectual da primeira geração de teólogas feministas e libertadoras da América Latina formadas na década de 70. Ana Maria é professora de eclesiologia do departamento da PUC-Rio, coordenadora do curso de Teologia à Distância da PUC-Rio, participante do grupo ASETT (Associação dos Teólogos do Terceiro Mundo) e membro da da Interdialogue Comission da EATWOT e também coordenadora para a América Latina da Comissão de mulheres teólogas da AL, a Theological Comission.

Nenhum comentário: