Problemas mais recorrentes envolvem cartão de crédito e telefonia móvel.
Procons do país realizaram 1,7 milhão de atendimentos no ano passado.
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A exemplo de anos anteriores, bancos e operadoras de telecomunicações
foram os campeões nacionais de reclamações de consumidores nos Procons
em 2011, segundo boletim divulgado nesta sexta-feira (13) pelo
Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça.
| Empresas com maior número de atendimentos | |
|---|---|
| Empresa | Atendimentos |
| Itaú | 81.946 |
| Oi | 80.894 |
| Claro Embratel | 70.150 |
| Bradesco | 45.852 |
| Tim Intelig | 27.102 |
| Fonte: DPDC | |
De acordo com o documento, os problemas mais recorrentes enfrentados
pelos consumidores no Brasil são relacionados a cartões de crédito
(9,21%), telefonia móvel (7,99%), serviços bancários (7,26%), telefonia
fixa (5,56%) e aparelhos celulares (5,44%).
Além disso, 35,46% das queixas – mais de 141 mil – dizem respeito a
cobranças indevidas ou com informações insuficientes, enquanto 19,99%
tratam de ofertas não realizadas. Outros 11,62% das reclamações estão
relacionados a contratos não cumpridos e 11,19%, a denúncias de má
qualidade em produtos e serviços prestados.
Do total de 1,7 milhão de atendimentos realizados pelos Procons
no ano passado, 81.946 ocorrências diziam respeito ao grupo Itaú, a
primeira empresa do ranking, seguida pela Oi (80.894), Claro-Embratel
(70.150), Bradesco (45.852) e Tim (27.102). A reportagem procurou as
empresas e aguarda uma resposta sobre o assunto.
Entre os atendimentos, 158 mil não possuíram relação de consumo, mas
sim questões de naturezas previdenciárias e trabalhistas etc.
Consumidores
Ao longo do ano, as 346 unidades do Procon no país realizaram 1,7
milhão de atendimentos, segundo o levantamento – uma média mensal de
141.402 consumidores. Entre os atendidos, 54,69% eram mulheres. Já os
jovens de até 20 anos foram responsáveis por 2,12% das queixas
registradas no país.
Empresas
Procurado pelo G1, o Bradesco disse, por meio de nota, que "reduzir os índices de reclamação é objetivo permanente" do banco.
"Todos os apontamentos feitos são acompanhados de perto pela Ouvidoria
do Banco, que sempre esclarece a manifestação ao cliente ou usuário. O
Banco toma ainda as medidas necessárias com as áreas internas envolvidas
a fim de aperfeiçoar cada vez mais a qualidade do atendimento", disse.
A Claro afirma que "tem investido maciçamente na melhoria dos serviços
prestados e no atendimento de seus clientes" e garante que já tem
identificado melhoras nos índices oficiais de avaliação do Procon, com
"aumento considerável nas resoluções de demandas".
"A operadora reafirma seu compromisso com a qualidade do serviço
prestado e com a sociedade e se coloca à disposição para atender a todos
os casos por seus canais disponíveis – atendimento telefônico, chat
online, e-mail, videoatendimento, atendimento pessoal, por carta e
virtual."
A Oi, segunda no ranking de reclamações do Procon, diz que "assumiu
compromisso com o DPDC de interação colaborativa e tem investido
fortemente em melhorias de processos e ampliação de rede para assegurar a
qualidade no atendimento e na prestação dos serviços".
Em nota, a operadora informa que, "entre os anos de 2010 e 2011, a Oi
registrou queda de 15% nas reclamações nos Procons de todo o país" e diz
que o número de atendimentos registrado pelo Sindec representa 0,12% do
total de clientes da companhia, que é de mais de 67 milhões.
"A Oi mantém um programa contínuo de melhoria de qualidade de seus
serviços e, para aumentar a confiança e a eficiência no relacionamento
da companhia com os consumidores, implementou cinco frentes de trabalho.
(...) Com objetivo de atender às necessidades dos clientes e à
crescente demanda por serviços de telecomunicações no país, a Oi
investiu, de janeiro a setembro de 2011, cerca de R$ 2,8 bilhões."
Já a TIM diz que sua base de clientes cresceu 20% de janeiro a novembro
de 2011 – o equivalente a mais de 10 milhões de novos usuários --,
enquanto o número de demandas nos Procons aumentou apenas cerca de 3,7
mil registros de janeiro a dezembro do mesmo ano.
A companhia se manteve na quinta colocação e destaca que "cumpriu a
meta acordada com o DPDC para aumento da resolutividade das
reclamações". "A TIM ressalta que trabalha constantemente para reduzir o
número de reclamações e valoriza o diálogo e a parceria com os órgãos
de defesa do consumidor."
De acordo com a empresa, em 2011, a equipe da TIM esteve em mais de 30 Procons estaduais e municipais.
Fonte: G1
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