Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Cantora é multada por insultar a Bíblia



Um tribunal de Varsóvia decidiu que a cantora Doda, cujo verdadeiro nome é Dorota Rabczewska, uma das estrelas pop mais famosa na Polônia, é culpada de ofender os sentimentos religiosos, e por este motivo foi multada no valor equivalente a 1.450 dólares.
Em uma entrevista ao diário Dziennik Gazeta prawna, feitas em 2009, ele afirmou que os autores dos livros bíblicos estavam embrigados quando os escreveram. “ É difícil de acreditar em algo escrito por alguém que estava embriagado com vinho e fumando maconha.”
As afirmações geraram polêmica junto a grupos católicos da Polônia que apresentaram queixa ao Ministério Público. Ryszard Nowak, presidente da Comissão de Defesa, de propriedade privada de nível nacional contra as seitas, levou o caso contra Rabczewska a julgamento. Não é a primeira vez que Nowak processa um artista.
Adam Darski, ex-noivo de Doda e líder da banda de death metal Behemoth já sofreu processo similar. Ele rasgou um exemplar da Bíblia durante um show em setembro de 2007 e disse que a Igreja Católica era “o culto aos maiores assassinos do planeta”.
O argumento de Nowak é que a declaração da cantora violou o Código Penal da Polônia, que diz: ”Aquele que ofende os sentimentos religiosos de outras pessoas, por ultrajar em público um objeto de adoração ou no espaço de execução pública dos ritos religiosos, estará sujeita a multa, restrição de liberdade ou prisão por dois anos”.
O julgamento começou em maio de 2011, e os advogados da cantora alegram que o processo não era válido, pois sua cliente tem o direito de liberdade de expressão .
O promotor discordou, dizendo ao tribunal que ela ofendeu os sentimentos religiosos de ”milhões de pessoas”, incluindo judeus, evangélicos, católicos e todos os que creem na Bíblia.
Doda argumentou que falou sobre maconha por ser algo “usado para curar”, porque durante os tempos bíblicos não existia aspirina e que o álcool a que se referiu era o “vinho sacramental”.
Também pediu desculpas, dizendo que não tinha intenção de ofender ninguém. No entanto, as explicações da cantora não convenceram o Tribunal de Varsóvia que considerou Doda culpada por ofender os sentimentos religiosos. Ela pagou e multa e foi liberada.

Fonte: Noticias Cristãs, via JORNAL MUNDO GOSPEL

Nenhum comentário: