Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Militar americano evita prisão no caso do ataque que matou 24 iraquianos

Wuterich à saída do tribunal 
Wuterich à saída do tribunal (Foto: Alex Gallardo/Reuters)
O sargento Frank Wuterich, do Exército americano, não irá cumprir pena de prisão pela sua conduta no caso que ficou conhecido como o ataque de Haditha, no Iraque, em 2005, no qual morreram 24 cidadãos iraquianos, incluindo mulheres, crianças e idosos.
O ataque de Haditha é considerado um momento marcante da guerra travada pelos americanos no Iraque, manchando ainda mais a reputação dos EUA, já de si abalada após o escândalo da prisão de Abu Ghraib.

O sargento Frank Wuterich enfrentava uma pena máxima de três meses de prisão mas acabou por não ser condenado ao cárcere, depois de se ter concluído um acordo com a acusação em que admitiu responsabilidade numa única acusação de negligência de dever.

O juiz militar responsável pelo veredicto – o tenente coronel David Jones – disse estar manietado pelo acordo mas recomendou que a patente do sargento seja reduzida para soldado.

Frank Wuterich e mais sete soldados estavam acusados de participação no ataque de Haditha mas, sete anos volvidos, não houve nem um único homem a cumprir pena de prisão por este ataque.

Em sua defesa, Frank Wuterich disse que a sua decisão foi um acto necessário para “manter o resto dos Marines vivos”. O soldado, de 31 anos, admitiu, porém, ter dito aos seus homens que “disparassem primeiro e fizessem perguntas depois”, depois de uma bomba colocada na berma da estrada ter matado um companheiro de unidade.

A acusação argumentou, durante o processo, que Wuterich terá precisamente perdido o controlo depois de ver um companheiro de unidade morrer no ataque bombista e que terá sido isso que motivou o ataque desenfreado.

Entre os 24 mortos contam-se mulheres, crianças e idosos, incluindo um homem numa cadeira de rodas. Todos desarmados.
“Este é o horrível resultado da ordem negligente ‘disparar primeiro, perguntar depois’”, disse o tenente-coronel Sean Sullivan, da Acusação.

Num comunicado lido aos familiares das vítimas iraquianas, o sargento Frank Wuterich disse nunca ter sido sua intenção magoar os seus entes queridos.

No Iraque a decisão agora tomada pelo juiz militar despertou a revolta. Awis Fahmi Hussein, um dos sobreviventes do ataque, disse à AP: “Eu estava à espera que o sistema judicial americano garantisse prisão perpétua a esta pessoa e que ele confessasse diante do mundo ter cometido este crime, de forma a que a América se revelasse como uma nação democrática e justa”.

Fonte: PUBLICO (Portugal)

Nenhum comentário: