Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Bairro nobre de Londres é contra réplica do Cristo Redentor nos Jogos

DA REUTERS
Londres 2012 
Ela é um símbolo mundial da paz, mas a estátua do Cristo Redentor que domina a paisagem carioca está provocando uma guerra nada santa em um dos mais elegantes bairros de Londres.

A Embratur quer instalar uma réplica temporária de 40 metros perto do topo do Primrose Hill, na zona norte de Londres, como parte de um pacote de atividades promocionais destinadas a divulgar a Olimpíada do Rio-16 na cidade-sede dos Jogos de 2012.
Primrose Hill é um bairro que abriga influentes parlamentares de oposição, e também escritores, atores e modelos. Alguns moradores são favoráveis à instalação da estátua no morro, que tem vista panorâmica para a capital britânica, mas outros prometem lutar contra isso.

Rafael Andrade/Folhapress
Imagem do Cristo Redentor, no Rio, em imagem de novembro de 2011
Estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro; moradores de Londres não querem réplica na cidade  
"É um lugar muito especial, ele não precisa de nenhuma construção por cima. Vai ter briga", disse Malcolm Kafetz, presidente da entidade Amigos de Primrose Hill. "Quando você começar a deixar que uma pessoa anuncie em cima do morro, todo mundo vai querer."
O governo britânico prepara uma campanha para promover a cultura e os negócios do país no mundo todo nos meses que antecedem a Olimpíada deste ano, o que inclui projetar imagens da capital britânica no Pão de Açúcar, no Rio.
Já a Embratur pretende aproveitar para divulgar a cidade-sede da Olimpíada seguinte, e contratou uma consultoria londrina para discretamente sondar a reação à construção de uma réplica do cartão-postal carioca.
"Estamos surpresos por vermos essa história no noticiário, já que se trata apenas de um conceito que estava sendo considerado como parte de uma plataforma mais ampla de atividades promocionais da Embratur e do governo brasileiro para 2012, quando o foco se transfere de Londres para o Rio", disse a agência brasileira de turismo em nota.
"As conversas exploratórias preliminares estavam sendo iniciadas com os interessados da comunidade de Primrose Hill e com as autoridades locais para avaliar a opinião local quanto à instalação temporária que esperávamos que fosse um marco de celebração que ajudaria a dar ao distrito londrino de Camdem e Primrose Hill uma oportunidade de ser parte da história olímpica."
FAMOSOS
Akira Suemori-21.set.2010/Associated Press
O ator Jude Law em foto de arquivo
O ator Jude Law, um dos moradores de Primrose Hill

O bairro tem mansões milionárias, e é frequentado por adeptos de caminhadas e por celebridades como o ator Jude Law, a modelo Kate Moss, o escritor Martin Amis e o cantor Enrique Iglesias.
As imagens do projeto da réplica ainda não foram divulgadas, mas ela seria visível a vários quilômetros, por estar em um dos pontos culminantes da cidade.
O conselho do bairro foi procurado informalmente, mas nenhuma solicitação formal para a instalação da estátua foi protocolada.
Kafetz disse que a forte oposição entre os 1.100 integrantes da associação e entre outros moradores já foi manifestada, mais com base na preservação do patrimônio do que por razões religiosas.
"Não somos radicais, só queremos que deixem Primrose Hill em paz", acrescentou ele.
Mick Hudspeth, dirigente da Associação Comunitária de Primrose Hill, disse que consideraria "bem divertido ter (a estátua) por lá". "Temos no momento uma campanha em andamento para salvar a biblioteca local, então estamos pensando em como podemos juntar as duas coisas", brincou. 

Fonte: FOLHA DE SP

Nenhum comentário: