A montadora alemã de veículos de luxo BMW está nos estágios finais da escolha do local de sua primeira fábrica no Brasil, com uma decisão esperada para o final de fevereiro, informou à Reuters uma fonte envolvida nas negociações nesta segunda-feira.
A empresa, que desde o ano passado vem negociando com governos estaduais no País a instalação de uma unidade produtiva, sua primeira na América Latina, está mais inclinada à escolha do norte de Santa Catarina, informou a fonte, que pediu para não ser identificada.
A revista alemã Automobilwoche publicou, em sua mais recente edição, que a montadora prefere o Estado de Santa Catarina e não São Paulo como local de instalação da fábrica. Procurada, a BMW no Brasil informou que a companhia não tomou uma decisão oficial sobre o assunto.
A própria montadora vinha afirmando que esperava uma decisão sobre a fábrica no final de 2011, mas a elevação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre veículos importados anunciada em setembro pelo governo teria atrasado o processo.
No final de dezembro, o presidente da BMW no Brasil, Jorg Henning Dornbusch, disse que a montadora estava negociando com autoridades uma flexibilização do aumento do IPI para empresas com interesse em instalar fábrica no Brasil.
Quatro modelos
Outra fonte próxima do assunto disse que a montadora sinalizou com planos de produzir quatro modelos no País, sendo três da marca BMW e um da marca Mini. Executivos da empresa teriam percorrido a cidade de Araquari, em Santa Catarina, com interesse por terreno de cerca de 1 milhão de metros quadrados, às margens da rodovia BR-101, conforme essa segunda fonte.
"O Mini vai ser fabricado. Vão ser três BMW e um Mini", informou a fonte, que não soube precisar o valor do investimento. Os incentivos fiscais, a proximidade com porto da região de Joinville e a disponibilidade de mão de obra qualificada teriam atraído a montadora alemã.
Se confirmada, a fábrica da BMW em Santa Catarina será a primeira de automóveis no Estado, que já possui unidades de componentes como motores de outras montadoras, como a General Motors, em Joinville. A discussão sobre a fábrica da BMW acontece em meio a uma série de projetos de aumento de capacidade produtiva no Brasil de marcas como Fiat, GM, Ford, Renault, Nissan, JAC e Chery.
As vendas da BMW no Brasil em 2011 somaram 12.074 unidades, salto de 42% sobre os 8.534 veículos emplacados em 2010, em meio ao crescimento da economia e aumento da renda da população.
As vendas de veículos no Brasil em 2011 subiram 3,4%, para o recorde de 3,63 milhões de unidades, com destaque para importações, que se tornaram alvo do aumento de 30 pontos percentuais do IPI sobre veículos trazidos do exterior. Para 2012, a expectativa da associação de fabricantes, Anfavea, é de alta de 4% a 5% nas vendas de veículos novos no mercado interno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário