Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 29 de janeiro de 2012

"Bom Retiro" , "Bom Fim" - Lugares de judeus


HISTÓRIA DOS BAIRROS PAULISTANOS - BOM RETIRO


Por Elaine Muniz Pires
do Banco de Dados

Bom Retiro

No século 19, a região do Bom Retiro, localizada entre os rios Tietê e Tamanduateí, era formada por algumas chácaras e sítios, como a "Chácara do Bom Retiro" que nomeou o bairro. Estas propriedades eram usadas como retiros de fim de semana pela população abastada da cidade, como a família Souza Aranha do Marquês de Três Rios, hoje nome de uma das ruas centrais do bairro.
O caráter de lazer do bairro só começou a mudar quando as primeiras olarias da cidade, aproveitando-se da argila presente nas várzeas dos rios, que inundavam constantemente, estabeleceram-se na região. O primeiro e mais importante destes estabelecimentos foi a Olaria Manfred, de 1860.
No entanto, o que marcaria profundamente seu desenvolvimento seria a instalação da Estrada de Ferro São Paulo Railway (hoje Santos-Jundiaí), conhecida como Estrada de Ferro "Inglesa". Após sua inauguração em 1867, depósitos e indústrias começaram a se instalar na região, assim como a primeira Hospedaria dos Imigrantes. Transferida em 1888 para o Brás, a hospedaria foi construída para atender a grande quantidade de imigrantes que chegava à cidade. Muitos destes imigrantes acabaram por se instalar no próprio bairro, atraídos pela possibilidade de emprego e pelos preços baixos dos terrenos recém loteados do Bom Retiro. Nas últimas décadas do século 19, este processo de loteamento e urbanização do bairro se intensificou, atingindo inclusive o local ocupado pela Olaria Manfred.
O bairro essencialmente operário no início do século 20, abrigava sobretudo italianos. Grande parte de suas ruas era constituída de casas simples ou cortiços, alguns pequenos estabelecimentos de serviço especializado, como sapatarias, e pontos de encontro entre a população. O primeiro grupo escolar da região, o grupo Marechal Deodoro, localizado na época à rua dos Italianos, data de 1912. No entanto, desde 1905, o Bom Retiro já abrigava a Escola Livre de Farmácia na rua Três Rios. Criada em 1898, fez parte da política sanitarista do fim do século XIX que, preocupada com o impacto das epidemias no meio urbano, criou mecanismos para controlá-las como o Desinfectório Central, localizado no mesmo bairro à rua Tenente Pena (atual Museu Emílio Ribas). A Escola de Farmácia, já como faculdade, foi anexada à USP quando de sua formação em 1934 e foi transferida para cidade universitária em 1982. O prédio que a abrigava na rua Três Rios, é ocupado atualmente pela Oficina Cultural Oswald de Andrade.
As atividades comerciais, concentradas na rua José Paulino, não eram exercidas pelos italianos e sim por imigrantes portugueses e, às vezes, por turcos, sírios ou libaneses. A antiga rua dos Imigrantes era passagem obrigatória para quem vinha do centro da cidade, o que propiciou o estabelecimento deste tipo de atividade na rua.
A rua José Paulino, além de ser conhecida por suas lojas, trás também em sua história um acontecimento especial para muitos paulistanos. Foi lá que o Sport Club Corinthians Paulista foi fundado em 1910 por operários, tendo como primeiro presidente o alfaiate Miguel Bataglia.
A partir dos anos 20, muitos judeus começaram a chegar ao bairro. Vindos sobretudo da Rússia, Lituânia e Polônia, passaram a exercer aqui o comércio. No entanto, só começaram a se instalar em grande número no bairro já no final dos anos 30, em decorrência da 2ª Guerra Mundial.
Em uma década, a maioria dos moradores do bairro já era de origem judaica. Isto foi possível, por um lado, pela mudança de muitos italianos que preferiram morar em outros bairros, como Higienópolis, quando na gestão do prefeito de Prestes Maia prostitutas da região central foram transferidas para os prostíbulos das ruas Aimorés e Itaboca. Por outro lado, para os judeus recém chegados era conveniente morar numa região onde já estavam instalados representantes do seu povo. Isto lhes conferia a segurança da vida em comunidade e auxílios como trabalho, moradia e crédito. O bairro também já contava com sinagogas e escolas judaicas. Os novos imigrantes que não tinham ofício iam trabalhar nas oficinas de confecção têxtil montadas durante a década de 20 por judeus que já tinham experiência no ramo. Outros, trabalhavam a prestação, isto é, algum comerciante lhes dava uma quantidade de tecido que deveria ser vendida de casa em casa e paga posteriormente.
A partir da década de 60, começaram a chegar os sul-coreanos ao Bom Retiro. Estes imigrantes passaram a comprar as principais lojas do bairro, sobretudo nos anos 80, quando se beneficiaram de uma lei de 1982, que anistiava imigrantes ilegais. Neste período, os judeus começaram a migrar para bairros de caráter mais residencial. Isto aconteceu sobretudo porque as mais novas gerações de origem judaica constituíam-se de profissionais liberais que não quiseram continuar com os negócios da família. Até colégios tradicionais desta comunidade, como o Renascença, foram transferidos para bairros como Higienópolis que concentra hoje cerca de 40% dos judeus que vivem na cidade.
Atualmente, o Bom Retiro é uma mescla de várias culturas. Andando pelas ruas do bairro é possível encontrar judeus ortodoxos, restaurantes e docerias de comida judaica, a sinagoga mais antiga de São Paulo e o Taib - Teatro Alternativo Israelita Brasileiro. Encontra-se também em nomes de ruas, cantinas e instituições ligadas à Igreja Católica (como o colégio Santa Inês e Igreja Dom Bosco) a origem italiana da sua urbanização. Igrejas presbiterianas, restaurantes e a maioria dos estabelecimentos comerciais marcam a presença coreana. Ainda há gregos, lituanos e bolivianos entre os moradores do bairro.


Fonte: http://almanaque.folha.uol.com.br


-=-=-=-


CRÔNICA DE UMA MINORIA



David Iasnogrodski – escritor, engenheiro, administrador – david.ez@terra.com.br 
Blog:   davidiasnogrodski.blogspot.com



Somos brasileiros.

Que país maravilhoso. Paisagens magníficas. País continental!

País que recebeu de braços abertos nossos ancestrais.

Pertenço a uma minoria junto a esse país continental. Pertenço a uma minoria de mais ou menos 100 000 almas. Somos um país com quase 200 000 000 de habitantes.

Mas nos sentimos felizes.

Nos sentimos iguais, mas sabemos sempre o nosso lugar.

Pertenço à comunidade judaica brasileira. A segunda maior comunidade judaica da América Latina e a  décima primeira a nível mundial.

Sou o David. Igual a mim está o Scliar( grande escritor brasileiro que já não está mais entre nós – somente o seu legado), o Niskier, a Glorinha, a Cíntia,  o Joel e tantos e tantos outros. Somos brasileiros, com muito orgulho. Pertencemos à comunidade judaica brasileira. Pertencemos a uma minoria.


A imigração judaica no Brasil foi um movimento migratório forte do início do século XIX até a primeira metade do século XX, especialmente nas regiões Sul, Sudeste e Norte.

O “nosso” Brasil foi palco para a primeira comunidade judaica estabelecida nas Américas. Com a expulsão dos judeus de Portugal, alguns convertidos ao catolicismo ( os cristãos novos) já haviam se estabelecidos na nova colônia portuguesa. Com Pedro Álvares Cabral, em 1500, vieram, fazendo parte de sua tripulação, o médico particular da Coroa Portuguesa e também astrônomo – Mestre João e Gaspar Gama, comandante da nau que trazia mantimentos.

Como estão observando, a história vem de longe...

No Nordeste brasileiro, que ficou sob o domínio holandês por mais de vinte anos, muitos judeus sefaraditas se estabeleceram, principalmente em Recife. Fundaram ali a primeira Sinagoga das Américas. Isso entre 1630 e 1650.

Por volta de 1810, chegaram ao Brasil, judeus vindos de Marrocos e estabelecendo-se na Amazônia, principalmente em Belém. Tudo em função da época dourada da borracha. Com o declínio deste trabalho se transferiram para o Rio de Janeiro.

Como disse anteriormente, a imigração forte foi do início do século XIX até a primeira metade do século XX. Foi nessa época que se fez presente a onda imigratória dos judeus para o sul do Brasil.


Com a proclamação da República do Brasil – 1889 – pelo Mal. Deodoro da Fonseca, uma Constituição foi promulgada, garantindo liberdade religiosa no Brasil o que facilitou, em muito, a vinda de imigrantes judeus, desta vez os asquenazitas, provenientes do leste Europeu, Polônia, Rússia e Ucrânia. Desembarcavam no Porto de Santos e rumavam para a cidade de São Paulo, onde rapidamente se integravam na comunidade maior.

Estamos no século XXI.

O século das relações Humanas.

O século onde a educação, trabalho e harmonia entre as pessoas é o principal argumento da prosperidade de um país.

As comunidades judaicas, até a Independência do Estado de Israel foram sempre nômades, mas se integravam em muito com a comunidade maior do país onde estavam vivendo. O que mais valorizavam estes imigrantes era a educação dos filhos, único bem que não lhes poderiam ser tirado. Como exemplo maior podemos citar que a primeira integração entre a comunidade judaica e os brasileiros na região sul do Brasil veio através da educação. Estes imigrantes fundaram na Colônia de Philipson, no Rio Grande do Sul, uma escola cujo ensino era realizado em português e acolhia também os brasileiros natos da região.

Assim como em São Paulo existia e ainda existe o Bairro Bom Retiro, onde se instalavam a maioria dos imigrantes judeus, em Porto Alegre era o bairro Bom Fim, que inclusive até hoje se encontram a maioria das Sinagogas da capital dos gaúchos. A partir de 1933 chegaram ao Brasil os judeus oriundos da Alemanha. Na década de 50, os judeus expulsos do Egito, chegam em Porto Alegre. Construíram sua Sinagoga na Rua Fernando Machado. Não estava localizada no Bairro Bom Fim.

Que batalha!

Que exemplo!

Exemplo de uma minoria, onde o forte espírito comunitário fez com que esses imigrantes se apoiassem e superassem todas as dificuldades. Mas sempre estavam agradecidos ao país que os acolheu.

Século XXI

Século das relações humanas.



Os judeus – que pertencem a uma minoria – vivem numa grande integração junto à nação brasileira, formando uma comunidade dinâmica, trabalhadora e harmônica.

Eu, Scliar (que infelizmente já nos deixou), Glorinha, Cíntia, Celso e tantos e tantos outros que hoje estamos aqui, necessitamos sempre agradecer a generosidade da “abertura dos portos” aqueles imigrantes que deram origem à comunidade judaica brasileira de hoje.

Muito obrigado!
Fonte: : http://davidiasnogrodski.blogspot.com

-=-=-=-=

O Estado Judeu
(Theodor Herzl)



 

O moderno Estado de Israel foi fundado em 1948. Cinqüenta anos antes o visionário Theodor Herzl, um judeu austríaco concebeu o plano de reunir os judeus em um território onde pudessem recriar sua pátria. Seu projeto foi expresso de um modo simples e realista em uma brochura ao qual conferiu o simples título "Der Jundestat" - O Estado Judeu.
Em português a obra ganhou um longo comentário do renomado escritor Moacyr Scliar, ele mesmo um judeu nascido no Bairro do Bom Retiro, em Porto Alegre. Fez um excelente resumo histórico, onde traça a saga judaica desde a queda de Jerusalém até o Israel moderno. Seu resumo abrange tanto os aspectos históricos quanto ideológicos que envolvem os judeus, o movimento sionista e o anti-semitismo de forma geral. Há uma detalhada narrativa da saga do autor, Theodor Herzl, um judeu assimilado que do nada fez do sionismo seu propósito de vida. Livro e autor se confundem.
O Estado Judeu foi sem dúvida um clássico. Lendo o livro mais de cem anos depois seu valor parece ainda maior. A simplicidade do plano, a exposição da situação judaica, as dificuldades previstas, a força do chamado. Tudo contribuiu para fazer dele um trabalho único, ainda que outros houvessem feito trabalhos semelhantes, sem o mesmo resultado.
Basta dizer que se os judeus tivessem seguido suas orientações, tanto no que diz respeito à visão quanto à forma em que deveria ser feita, a história do século XX não teria Auschwitz, Sobibor e Treblinka. Não pesaria sobre o ombro das nações os milhões que pereceram nas câmaras de gás.
Embora nem de longe Theodor Herlz tivesse pressentido a Questão Palestina, tão aguda na atualidade, com certeza esta poderia ser mais amena. Em sua concepção, a transferência dos judeus europeus e do restante do mundo seria feita de forma gradativa, com a conivência das demais nações.
Em seu plano, o jornalista judeu-austríaco concebia esta ação sendo realizada por duas entidades: A Sociedade Judaica e a Companhia Judaica. Estas duas grandes empresas de capital aberto seriam o instrumento para transformar a sua ideologia em prática. Aliás, a grande característica do projeto de Herzl foi aliar à sua profunda convicção um forte senso prático.
O livro apresenta todo um planejamento. Associa fortes passagens carregadas de paixão ideológica com outras eminentemente práticas. Em alguns pontos chegando a ser tediosa pela minúcia, mas com certeza de imensa importância para o plano que fora elaborado. Como seria a saída de sua terra de origem até serem transplantados no seu próprio solo, foi diligentemente e minuciosamente descrito por ele.
Algumas porções deveriam constar em qualquer antologia universal. Recebido com desdém por muitos judeus e não judeus na época, hoje constituem parte de uma história que só existia inicialmente na mente deste visionário. "Eis porque creio que uma geração admirável de judeus sairá da terra. Os Macabeus ressuscitarão. Repito uma vez ainda a palavra do começo: ?Os judeus que quiserem terão o seu Estado? (...) O mundo será libertado pela nossa liberdade, enriquecido com as nossas riquezas e enriquecido com a nossa grandeza".
Herzl foi apelidado de "Júlio Verne judeu". Ironia da História. Como aquele, suas supostas ficções transformaram-se em realidade. Nem tudo o que ele planejou, descreveu e sonhou em seu "Der Judenstat" tornou-se realidade. Mas com certeza Israel não existiria sem Herzl e seu Estado Judeu.

Fonte: http://www.netsaber.com.br



Nenhum comentário: