Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Obama escolhe um judeu para ser o Chefe de Gabinete da Casa Branca




O atual, Bill Daley, será substituído por Jack Lew que até agora era o diretor de orçamento da Casa Branca e será o membro judeu mais sênior da equipe de administração dos EUA.

O Presidente dos EUA, Barack Obama anunciou a demissão do Chefe de Gabinete da Casa Branca Bill Daley, que serviu no posto por menos de um ano substituindo Rahm Emannuel."Obviamente, isso não foi uma notícia fácil de ouvir", disse o presidente Obama. "E eu não aceitei de imediato a decisão dele".

 "Bill me disse que queria passar mais tempo com sua família, especialmente seus netos", o presidente explicou a sua decisão. Daley será substituído por Jack Lew, atualmente diretor de orçamento da Casa Branca e que também é considerado o funcionário judeu de mais alta posição na administração Obama.

Jack Lew foi diretor de orçamento do presidente Bill Clinton e um auxiliar direto da secretária de Estado Hillary Clinton antes de assumir o cargo sob Obama, e mantém fortes relações com os legisladores. Ele foi fundamental na negociação sobre o teto da dívida com os republicanos no verão passado. Lew éamigo de Natan Sharansky desde a época que a esposa Avital circulava em Washington para pedir apoio para a soltura do seu marido de uma prisão soviética na década de 80.

Em Hanukkah de 2011 Lew acendeu uma das velas da gigantesca Menorah Nacional em Washington. O rabino Levi Shemtov, representante do Chabad em Washington, disse ao "Haaretz": "Quando Lew vem à nossa sinagoga, às vezes, ele vem como um humilde participante que quer ser notado principalmente por ha-Shem. Escolhendo Jack Lew para ser o seu chefe de gabinete o presidente terá um grande e humilde funcionário público, que tem aguçada percepção sobre algumas das mais complexas questões políticas. Além disso, o fato de que ele é bem visto por todo o espectro da comunidade judaica é um bônus, mesmo que não seja a sua principal qualificação".

O rabino Shemtov não está preocupado por Lew ser um judeu observante. "Todo mundo sabe que ele é shomer shabat, e eu duvido que eles irão contatá-lo, a menos que seja uma emergência - mas ele pode vir para a Casa Branca em Shabes - ele não mora tão longe".

Jack Lew ao centro acendendo a Menorah Nacional em Washington

Lew é também um bom Chazan - e preocupado com a educação judaica de seus filhos, pois ele e sua esposa estavam entre os fundadores da Escola Primária Judaica na capital da Nação.

O presidente do Conselho Nacional Democrático Judeu David A. Harris disse: "Ao longo do seu período capitaneando o Escritório de Administração e Orçamento, Jack Lew conservou os seus valores judaicos todos os dias, trabalhando para fortalecer a economia e assegurar que os cortes orçamentários não fossem dolorosos para os americanos vulneráveis. Mr. Lew tem uma extensa e profunda experiência no Departamento de Estado e na Casa Branca, e é maravilhoso saber que o presidente Barack Obama escolheu-o para ajudar a liderar daqui para frente esta equipe da Casa Branca - e pôr em prática os programas do Presidente. Desejamos ao Jack um caloroso "Mazel Tov" - parabéns - e lhe desejamos tudo de melhor nessa nova posição de crucial importância".

Embaixador Oren e Lew

A União das Congregações Judaicas Ortodoxas da América também aplaudiu a nomeação de Lew como Chefe de Gabinete da Casa Branca. 

Durante a última década ele tem participado como um membro ativo de duas congregações: a Congregação Beth Shalom em Potomac - Maryland e do Instituto Hebraico de Riverdale no Bronx em Nova York. 

O diretor rabino Steven Burg e o diretor Executivo de Políticas Públicas Nathan Diament disseram em um comunicado: "Nós parabenizamos o presidente Barack Obama pela nomeação de Jack Lew. A nossa comunidade tem muito orgulho pela nomeação de um membro da nossa comunidade a esta posição de grande responsabilidade. Desejamos ao Mr. Lew um caloroso "Mazal Tov" pela sua histórica nomeação e os melhores desejos para que em sua nova função possa servir ao presidente e ao povo dos Estados Unidos". Membros das congregações também elogiaram: "Ele é shomer mitzvot, incluindo, é claro, shomer Shabat e shomer Cashrut. 

É um cara maravilhoso, disse um deles. Outro acrescentou: "Ele é realmente brilhante, talentoso, politicamente astuto, honesto e um verdadeiro cavalheiro, entre outras qualidades Ele é um também não-político e uma das pessoas mais modestas que você nunca vai encontrar - sem ares de superioridade ou de auto-importância".

Fonte: Blog COISAS JUDAICAS

Nenhum comentário: