Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Transporte público é ruim para 41% da população de grandes cidades



Serviço de transporte público é ruim para 41% dos brasileiros que vivem em cidades com mais de 100 mil habitantes| Foto: Renato Araújo/ABr
Pesquisa sobre a mobilidade urbana mostrou que 41% da população brasileira considera o serviço de transporte público ruim e 30% que o serviço é bom. Os dados são referentes municípios com mais de 100 mil habitantes. Nos municípios menores, com menos de 20 mil habitantes, a percepção sobre o transporte público é melhor, 39% da população avalia que o serviço de transporte coletivo é bom, e 27% considera ruim.
Estas informações fazem parte da segunda edição da Pesquisa de Mobilidade Urbana, divulgada nesta quinta-feira (19) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Os pesquisadores do instituto fizeram um levantamento de como os brasileiros se deslocam no Brasil.
Foram entrevistadas 3.781 pessoas em 212 municípios de todas as regiões do país entre os dias 8 e 29 de agosto do ano passado. A pesquisa apontou também que quanto maior a renda salarial do usuário, menor é a utilização do transporte público.
O estudo mostrou que a Região Sul é a que mais utiliza carro como o principal meio de transporte. Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a utilização de carros representa 64,85% da frota. De cada 3,62 habitantes, um possui carro. Na Região Norte, o principal meio de transporte é a motocicleta, que representa 64,32% da frota. A cada 100,44 habitantes, um possui moto.

Fonte: SUL 21

Nenhum comentário: