Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 4 de novembro de 2012

Os Barbosa são de origem judaica



veja aqui!...

A Familia Barboza que era de uma familia judaica de muita posse  que teve em Dom Sancho Nunes Barbosa, o seu Patriarca senhor de muita importançia.Dono da Quinta da Barbosa,na qual até hoje é assim chamado uma região de Portugal .
O Nome Barbosa vem da origen da  planta Babosa muito comum na região mediterranea.
Essa familia de origen judaica que se converteu ao cristianismo mantiveram durante a Monarquia Portuguesa a sua lealdade ,adquirindo direito a Brasão.


5 comentários:

dina disse...

na minha genealogia ha sobrenomes;barbosa,calvacante,tenorio,mariano e silva.na minha infancia minha vÓ comentava com minha mae que em nossa familia o nome do sobrenome era outro mas havia sido mudado para esse devido a perseguisoes quando perguntei qual dos sobrenomes havia mudado e seu antigo nome ela mudara de converça.ja falecida fiquei sem resposta. estes sobrenomes aqui citados sao enter ligados ja que a minha mae e meu pai sao primos segundos, embora na quele tempo nao sabiam.se souber mais sobre esses sobrenomes escreva por favor.desconsidere meus erros de acentuaçoes pois e a primeira vez que escrevo e desconheço os botoes de uso. Shalom.

dina disse...

Esperarei resposta. acessarei seu blogger sempre que for preciso pois e rico em informaçoes. mas agora sairei do ar pois ja e tres e pouco da madrugada.Biblicamente e pelo calendario lunar-solar judaico e noite de quinta-feira a essa hora deve ainda estar dormindo.

I.A.S. disse...

Boa noite, cara leitora Dina.
Sugiro leia a matéria publicada hoje, cuja fonte é o jornal O Globo, neste blog (O mito sobre a origem de sobrenomes de judeus convertidos)
Há naquela matéria referências a conclusões da pesquisadora Anita Novinsky, também de origem judaica e que está mais credenciada a falar sobre o assunto do que eu, que não sou historiador.
Agradeço o acesso.
Shalom.

dina disse...

Obrigado pela informação, pois ela foi de muita valia, para a busca de minhas origens. Shalom.

Anônimo disse...

Olá, Izidoro. Achei muito interessante esta postagem e gostaria de lhe pedir a fonte para pesquisas. Acessei um link abaixo do post, mas além de estar em hebraico, não encontrei as informações referentes. Agradeço a atenção.