Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 10 de junho de 2010

Ciume e amor

"No banquete do amor, o ciúme é o saleiro, que ao querer verdadeiro, empresta vivo sabor. Advirta-se, porém, ser erro temperar em demasia. O ciúme, por ser só sal, se posto demais no prato, não tempera, antes, maltrata".

TIRSO DE MOLINA

-=-=-=-

- Até Gandhi, com a sua habitual lucidez, dele padeceu - LOUIS FISCHER - Gandhi por ele mesmo - Editora Martin Claret Ltda/SP-SP/p. 40.

- Conforme é usada nas escrituras, a palavra ciúme significa alvejar alguém ou pensar que outra pessoa vá levar vantagem; suspeitar. Furioso é o ciúme do marido, Prov. 6:32-35. (...) - Lista de Verbetes em Ordem Alfabética, anexa ao Livro de Mórmon, p. 38.

- DRAUZIO VARELLA, autor de Estação Carandiru, relata as dificuldades de um malandro preso, em razão do ciume exagerado de sua mulher (Comp. das Letras/SP/1999, ps. 271 e seguintes).

- Eifersucht, em Alemão.

- Kiná, em Hebraico.


- Rinki, shitto, em Japonês.

- Yakimochi, em Japonês.

- Marital, contra o psicoterapeuta - E. C. GAUDERER - Os direitos do paciente - p. 32.

- (...) "não se deve olvidar nunca o vício original da raça lusitana - a vaidade e o ciúme - os tornou de uma suscetibilidade excessiva, o que os leva a se ofenderem se os hóspedes se mostram gentis para com as mulheres da casa. (...) CHARLES EXPILLY (1862), citado por EMANUEL ARAÚJO - O teatro dos vícios - José Olympio Editora/RJ/1993, p. 191.

- Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura o ciúme - Cantares de Salomão, 8,6.

- (...) raivosa enfermidade. - CERVANTES - Dom Quixote - V. 1, p. 478.


- (...) Seu ciúme ingênuo encarrega-se então de dar sentido aos sorrisos, aos gestos, ao comportamento leviano sobre Cássio, sentido esse construído sobre bases equivocadas. (...) - WILLIAM SHAKESPEARE - Otelo (fala do personagem IAGO) - L&PM Editores S.A./SP/1999, p. 126.


- Ver NÚMEROS, 5, 14 e segs.

- Ver PAULO RÓNAI - Dicionário Universal de Citações


Nenhum comentário: