Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 8 de junho de 2010

Falou e "dançou": "Democracia" relativa

Reuters

07/06/2010 16h54 - Atualizado em 07/06/2010 17h21

Após frase polêmica sobre Israel, repórter da Casa Branca se aposenta

Helen Thomas disse que israelenses devem 'dar o fora da palestina'.
Veterana foi alvo de críticas depois de declaração filmada.

Reuters

A veterana correspondente da Casa Branca Helen Thomas, que cobriu todos os presidentes dos Estados Unidos desde John F. Kennedy (1961-1963), inesperadamente anunciou sua aposentadoria nesta segunda-feira (7) em meio a uma avalanche de críticas sobre suas polêmicas declarações sobre Israel.

A saída de Thomas, de 89 anos, como uma colunista dos jornais Hearst foi anunciada após ela ser filmada afirmando que israelenses deveriam "dar o fora da Palestina" e sugerindo que eles fossem "para casa" na Alemanha, Polônia e os Estados Unidos.

helen thomasHelen Thomas em foto de 27 de março de 2009. (Foto: AP)

Os comentários provocaram diversas críticas, inclusive da Casa Branca, e fizeram com que Thomas fosse expulsa de sua agência de relações públicas. A Associação dos Correspondentes da Casa Branca classificou as declarações como "indefensáveis".

Thomas se desculpou por seus comentários, gravados amadoramente em entrevista de 27 de maio, e divulgados na internet.

"Helen Thomas anunciou nesta segunda-feira que ela está se aposentando", informou o serviço de notícias Hearst. "A decisão dela ocorre após suas declarações polêmicas sobre Israel e palestinos que foram capturadas em vídeo e amplamente divulgadas na Internet".

O anúncio da Hearst foi feito após o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, ter considerado as falas "ofensivas e censuráveis".

Thomas não compareceu ao briefing da Casa Branca de segunda-feira, onde ela tinha um assento reservado no centro da primeira fileira.

A jornalista divulgou um comunicado no fim de semana no qual disse: "Eu me arrependo profundamente dos meus comentários feitos na semana passada sobre os israelenses e palestinos. Eles não refletem minha crença de coração de que a paz chegará ao Oriente Médio somente quando todos os lados reconhecerem a necessidade de respeito mútuo e tolerância. Que este dia chegue logo".

Fonte: G1

-=-=-=-=-=

- É assim mesmo. A velhice nos dá coragem para dizermos certas coisas que ficam engasgadas durante anos. Feio, no caso acima, foi desdizer tudo, mostrar arrependimento, quando forçada a fazê-lo, ao que parece.

O que se infere, de imediato, das declarações iniciais, é que a jornalista entende que Israel não é a "casa" dos judeus, mas sim os outros países citados.

Helen Thomas é outra que - a exemplo do Presidente da alemanha, recentemente defenestrado do cargo - não sabe mentir. O resultado foi o mesmo dos pronunciamentos do político alemão: jogada no ostracismo, depois de se declarar arrependida.

Nos países que se dizem democaratas e criticam a falta de liberdade de opinião em nações como o Irã, em Cuba, etc...a regra é a mesma: falou contra, danou-se, é "queimado". Democracias de bosta, todas elas.

O incidente deixa mais às claras, ainda, algo que, aliás, para quem é medianamente informado, não constitui novidade: os judeus mandam efetivamente na Casa Branca, qualquer que seja o governo de plantão, eis que todos os que para lá vão, estão a serviço deles, queiram ou não os eleitores norte-americanos. E, se não dançarem conforme a orquestra, serão derrubados.

Obama, como os seus antecessores, não passa de uma marionete na mãos dos Clinton e seus aliados.

E você acha que no Brasil é diferente?

Ledo engano.

O Lula é um bobo alegre e que age em perfeita consonância e indisfarçável submissão.

Que tal a "ajudinha" dada por ele aos bancos, à mídia, às montadoras de automóveis, como demonstrações de quem é vergonhosamente manipulado?

À época do Fernando Henrique CARDOSO, o encilhamento do Brasil aos interesses dos grandes grupos econômico-financeiros foi ainda mais gritante.

Nenhum comentário: