Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 7 de junho de 2010

Liberação das drogas

Holanda

Políticos holandeses propõem liberalização das drogas para combater a crise

Económico (de Portugal)
07/06/10 08:55

A proposta é polémica mas recolhe o apoio de juristas, professores universitários e especialistas em estupefacientes.

Um grupo de políticos holandeses, em vésperas das eleições no país, propõe que a legalização das drogas leves seja alargada à cocaína, ao ecstasy e até à heroína, para aliviar o défice orçamental.

Um comércio controlado da droga traria milhões aos cofres do Estado, ao mesmo tempo que acabaria com o crime organizado, alegam os defensores da proposta, entre eles os ex-ministros da Defesa e da Saúde da Holanda, Frits Bolkestein e Els Borst que calculam que as operações policiais, as penas de prisão, a lavagem de dinheiro e muitas outras consequências da proibição das drogas custam ao Estado 15.750 milhões de euros por ano.

-=-=-=-=

Contraponto:

publicado em 07/06/2010 às 16h07:

Rússia diz que heroína matou 1 milhão desde 2000

Diretor do serviço federal russo disse que a droga é proveniente do Afeganistão

AFP

Mais de 1 milhão de pessoas morreram nos últimos dez anos no mundo pelo consumo de heroína proveniente do Afeganistão, declarou nesta segunda-feira (7) o diretor do serviço federal russo de controle de narcóticos, Viktor Ivanov.

- Durante os dez primeiros anos deste milênio, mais de 1 milhão de pessoas morreram por causa dos narcóticos afegãos. Mais de 16 milhões foram afetadas, física e moralmente.

A Rússia denuncia regularmente o crescimento do tráfico de drogas no Afeganistão, que atribui em especial a tolerância das autoridades desse país.

De acordo com os dados do serviço federal russo de controle de narcóticos, 30 mil russos morreram em 2009 por terem consumido heroína proveniente do Afeganistão.



Nenhum comentário: