Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 15 de junho de 2010

Processaram o Papa

Ação judicial nos EUA contra papa é ilegítima, diz Vaticano

23 de abril de 2010 12h51


O Vaticano qualificou de ilegítima nesta sexta-feira uma ação judicial aberta nos Estados Unidos contra o papa Bento 16 e seus assessores mais próximos por um caso de abuso sexual em uma escola de meninos surdos no Estado norte-americano do Wisconsin.

"A ação contra a Santa Sé e seus funcionários não tem absolutamente nenhum mérito. A maioria das queixas reformula velhas teorias já rejeitadas por cortes dos EUA," disse o advogado do Vaticano, Jeffrey Lena, em um comunicado.

"Embora vítimas de abusos tenham entrado com ações judiciais legítimas, esta não é uma delas," afirmou.

Ele se referia a uma ação chamada "John Doe 16 versus Santa Sé," iniciada na quinta-feira em um tribunal federal da cidade de Milwaukee, no Wisconsin, por um autor não identificado que alega ter sofrido abusos do padre Lawrence Murphy.

Murphy lecionou em uma escola católica romana do Wisconsin para surdos de 1950 a 1974 e foi acusado de ter molestado cerca de 200 meninos surdos.

A ação alega que o papa, que antes chefiava o órgão do Vaticano encarregado de supervisionar o cumprimento dos dogmas da fé, e outras autoridades do Vaticano não tomaram medidas disciplinares contra Murphy nos anos 1990, quando dirigentes da Igreja nos EUA descobriram os abusos, informaram o Vaticano e pediram que ele fosse destituído de suas funções.

A ação é o último grande problema do Vaticano num momento em que denúncias de abusos estão aumentando em vários países.

O Vaticano anunciou que o papa aceitou a renúncia do bispo Roger Vangheluwe, de Bruges, na Bélgica, que admitiu em um comunicado ter abusado sexualmente de um jovem.

Na ação judicial nos EUA são citados como réus o papa, o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone e um antecessor, Cardinal Angelo Sodano.

O Vaticano diz que essa ação é parte de uma ampla campanha de ataques contra a Igreja.

Reuters e http://noticias.terra.com.br
-=-=-=-=-=
Já vi notícia sobre um processo contra "Deus". Não prosperou porque não sabiam onde citá-lo e o princípio da ampla defesa e do contraditório determinava que dessem a ele a oportunidade de contestar a ação.
Achei descabido o arquivamento, já que ele, segundo os crentes, é onipresente, isto é, está em todos os lugares. Bastaria publicar um edital de citação e dá-lo por citado.
Difícil seria juntar uma procuração assinada por ele, em favor do advogado que escolhesse para representá-lo.
E se o autor da ação requeresse depoimento pessoal do demandado, como um dos meios de prova para sustentar as suas teses?

Amanhã reporto-me a tal ação. Vou buscá-la nos meus arquivos.

Nenhum comentário: