Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 7 de abril de 2011

Ateia americana vai à Justiça para que escola retire oração de mural


A ateia Jéssica Ahlquist (foto), 15, recorreu na segunda-feira (4) à Justiça Federal dos Estados Unidos contra a escola municipal em que estuda em Cranston por expor em um mural oração que começa com “Nosso Pai Celestial” e termina com “Amém”. Ela está contando com o apoio da União Americana pelas Liberdades Civis.

A jovem argumentou no processo judicial que a oração viola os direitos civis de quem é não cristão. “Como ateia, não me sinto incluída na mensagem”, disse. “Na verdade, me sinto excluída.”

Com o apoio de seus pais, ela disse em entrevista que a escola faz parte de um Estado laico e, portanto, não deveria expor os estudantes a mensagens religiosas. “A oração desrespeita a Constituição que determina a separação entre igreja e Estado”.

Antes de Jéssica ingressar na Justiça, outros estudantes e seus pais reclamaram com a direção da escola sobre a mensagem cristã. A escola submeteu a questão a uma comissão e o resultado foi de 4 votos contra 3 pela manutenção da oração.

Jéssica afirmou que saiu dos debates sobre o assunto com a sensação de que as suas opiniões e convicções não contam ou têm menos valor do que os da maioria cristã. “Um estudante não pode ter esse tipo de sentimento dentro da escola.”

O bispo Thomas J. Tobin acusou a União Americana pelas Liberdades Civis de promover “pequenas brigas tolas” e que deveria se dedicar a questões realmente sérias. Ele disse não entender como uma oração pode ofender alguém de um país cujo dinheiro está escrito “Em Deus Confiamos”.

A entidade respondeu que “o ambiente para a prática religiosa é a casa de cada um e a igreja”, e não um espaço público.

Fonte: PAULOPES WEBLOG

Nenhum comentário: