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Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

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domingo, 3 de abril de 2011

Qual o país mais "atrasado" da Europa e qual a religião que sempre predominou lá?

O berro das instituições católicas que sempre usufruiram de gordas subvenções do Estado português é visível na matéria abaixo. 
Alegar que o número de pobres aumentou substancialmente nos últimos tempos em Portugal, para criticar a política oficial, que vem promovendo a diminuição das  alianças espúrias com o clero católico, é mal disfarçar o inconformismo com a perda das tetas que sempre deram farto leite à gulosa ICAR.
A ICAR clama por recursos para, supostamente, fazer caridade aos pobres. Acredite quem quiser.

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Lisboa: número de pobres aumentou substancialmente


As instituições da igreja recebem cada vez mais pedidos de ajuda

Lisboa, 02 abr 2011 (Ecclesia) – O responsável pelo setor da pastoral social da diocese de Lisboa sublinhou à Agência ECCLESIA que número de pobres “tem aumentado, substancialmente,” nos últimos tempos.
Sem quantificar, o cónego Francisco Crespo fundamenta a sua afirmação em dados concretos: “as instituições da igreja recebem cada vez mais pedidos de ajuda na área da alimentação e para pagar a renda de casa”.
O departamento da pastoral sócio-caritativa da diocese de Lisboa realizou – esta sexta-feira - um encontro sobre «A Lógica do Dom – Caminho Cristão para as Instituições Sociais».
Despertar e mobilizar as comunidades cristãs para novas formas de ação pastoral sócio-caritativa foi o objetivo desta iniciativa, realizada no Turcifal (Torres Vedras).
Em relação ao fundo social da diocese de Lisboa - «Igreja Solidária» - o cónego Francisco Crespo salienta que o último mês “foi dos mais pesados a nível de pedidos”.
A funcionar desde outubro de 2009, este fundo solidário já distribuiu “mais de 120 mil euros” aos fragilizados da diocese de Lisboa, mas “ainda existe um fundo de maneio com cerca de 50 mil euros” – elucidou o responsável.
Nestes tempos “de crise parece cada vez mais difícil o diálogo com o Estado” e assiste-se “a um certo desânimo devido à viabilidade na sustentabilidade das suas respostas sociais, passando de portas abertas para a resolução dos problemas da comunidade para portas fechadas e lamentações dos nossos problemas” – escreveu na convocatória o cónego Francisco Crespo, diretor do referido departamento.
Nesta hora em que os pedidos aumentam, o cónego Francisco Crespo realça que se torna “urgente” fazer “uma profunda reflexão sobre o papel da Igreja como testemunho da caridade na resolução das mesmas”.
E finaliza o responsável pelo setor: “o Estado está a subsidiar cada vez menos” e “é cada vez mais exigente com as instituições, fazendo destas suas servas e criadas”.
LFS


Fonte: Agência ECCLESIA

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Portugal - E agora?

24.03.2011
14788.jpegDepois de o primeiro-ministro José Sócrates apresentar a sua demissão ao presidente Aníbal Silva na quarta-feira, a mídia portuguesa aponta para uma nova eleição legislativa no final de Maio. No entanto, esta não é a única opção aberta ao presidente. Depois de décadas de má gestão, a realidade bate na porta de Portugal. O queê acontece agora?

Se você construir uma casa de papelão na areia e sem alicerces sólidas, e em seguida, jogue fora as poucas pedras que utilizou para fixar a estrutura ao solo, é natural que ela entrará em colapso com a primeira rajada de vento, as primeiras gotas de chuva, o menor pressão de dentro. Como a casa de papelão chamada Portugal sobreviveu a 37 anos desde a Revolução de 1974, é talvez um comentário sobre a resistência deste povo, que parece fazer milagres no seu "desenrascanço". Desta vez, porém, nem mesmo Houdini escaparia.

Hoje, a realidade bate Portugal na cara. Quem tem a culpa, é óbvio: para começar, essas forças políticas que ocupam posições de controle desde 1974 (ou seja, o PSD - Social-Democratas e PS - Partido "Socialista", ambos de centro-direita nos dias de hoje, por vezes, em coligação com o CDS-PP - Democratas-Cristãos - conservadores) e, principalmente, a equipe do então primeiro-ministro e agora presidente, Aníbal Silva, por cujas mãos bilhões e bilhões derramaram e derreteram e que nem demonstrou a capacidade, nem a visão, de saber investir esse dinheiro de forma adequada para que Portugal superasse o desafio.


Se a culpa é inteiramente dele ou não, é aberto a discussão. Que a responsabilidade é sua, não tenhamos dúvidas. Foi ele que estava no executivo do país durante a década a seguir à adesão à CE. Mas...Portugal estava realmente preparado para entrar na Comunidade Europeia em 1986? Portugal estava realmente preparado para entrar na zona Euro em 1999? Portugal estava preparado para enfrentar os desafios dos critérios de convergência nos anos seguintes? Será que a UE realmente funciona? O Governo de Portugal tem margem de manobra? Ou Bruxelas tem mais?

Ao longo dos anos, os sucessivos Governos portugueses receberam rios de dinheiro que, agora é óbvio, foi abominavelmente mal gerido. Na adesão à UE as cidades recebem uma injecção de dinheiro que, em poucos anos, fizeram a ponte que há décadas tinha separada Portugal do resto da Europa. Há trinta anos atrás, os portugueses se descreveram como "cinqüenta anos atrás" do resto da Europa. Hoje, Lisboa é uma cidade capital moderna, com equipamentos tão modernos, ou mais, do que seus pares. Porto, Coimbra, Faro, Aveiro e outras cidades não ficam para trás.

Mas os mesmos governos venderam a indústria portuguesa pelo rio abaixo, destruíram a agricultura portuguesa e perderam direitos de pesca. Portugal, com uma das maiores Zonas Económicas Exclusivas do mundo, não tomou partido dos seus recursos, principalmente porque foram vendidos a prelo de bagatela ... ou simplesmente perdidos. É, portanto, surpreendente que os jovens de hoje sentem que não há empregos para eles?

14790.jpegNão, eles têm razão. Os postos de trabalho foram destruídos. A grande manifestação de algumas semanas atrás em Portugal pela geração de jovens (e outros membros mais velhos da sociedade) foi uma onda de revolta não necessariamente contra o Governo de José Sócrates, mas um tsunami de frustração contra a governação abominável desde 1974.

Onde é que Sócrates deu errado?
Como ministro do Meio Ambiente (1999-2002), José Sócrates escreveu seu currículo como um candidato para o cargo de futuro Primeiro-Ministro. Ele mostrou competência, determinação, visão e inteligência. No entanto, essa determinação estava prestes a ser entendida como arrogância e falta de transparência, enquanto uma nuvem crescente apareceu por cima dele e as pessoas que fizeram acusações contra Sócrates se sentiram ameaçadas. Alguns foram mesmo expulsos de seus empregos para se atreverem a criticá-lo. É verdade, seu governo teve de enfrentar a crise financeira e económica enquanto que o modelo capitalista de mercado pulou de catástrofe em catástrofe.

Também é verdade, que havia forças a trabalharem na comunidade internacional, mordendo os calcanhares de Portugal há mais de um ano.

Para alguns, a idéia de uma crise portuguesa é muito atraente. Próxima parada, Espanha e POP! vai o Euro.
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Na política, não é necessariamente o que você faz, mas como você é percebido, que escreve o seu epitáfio. A recente decisão de reduzir o IVA sobre o golfe, quando o orçamento familiar em alimentos está empurrando mesmo a classe média ao ponto de ruptura - e se as taxas de juros subirem, haverá uma calamidade pública em Portugal - foi talvez o sintoma e não a causa. O facto de o Governo de José Sócrates teve de introduzir três orçamentos de austeridade especiais (Programa de Estabilidade e Crescimento, PEC) nos últimos meses, cada uma mais punitivo do que o último, antes de apresentar PEC IV ao Parlamento na quarta-feira, deu sinais de que nem o Primeiro-Ministro, nem o Governo, sabiam o que estava fazendo, no meio da contestação nas ruas e uma continuação dos desanimadores indicadores socioeconómicos que viram Portugal se deslizar na classificação de desenvolvimento na tabela da UE.

Em cada pacote de austeridade, o Governo alegou que as medidas seriam suficientes para alcançar os objetivos - ainda que as medidas foram também extremamente injustas socialmente e refletiram políticas que só poderiam ser negativas para o desenvolvimento da economia. Se compararmos as políticas socialmente progressistas apresentadas pelos governos Socialistas (letra maiúscula) na América Latina, que evitou a crise económica, com as políticas reaccionárias e repressivas adotadas na Europa (incluindo pelo Governo de José Sócrates) e o tremendo impacto social que envolveram, então nós temos a resposta para as perguntas.

O futuro

Por mais estranho que possa parecer, não há muitos meios de comunicação em Portugal a postularem uma possibilidade real - ou seja, que em vez de chamar uma outra eleição legislativa (a última foi em 2009), presidente Silva tem o poder de nomear um Governo de Unidade Nacional. A primeira opção, sem dúvida, resultaria em um outro governo minoritário, com José Sócrates de novo líder do Partido Socialista, alegando que a oposição foi irresponsável em não aceitar o seu pacote de emergência em um momento tão delicado e explorar a inexperiência de Pedro Coelho, o líder do maior partido da oposição, o PSD.

Os pequenos partidos com lugares no Parlamento (CDS-PP, CDU - Comunistas e Verdes e Bloco de Esquerda) e outros, sem representação, poderão conseguir captar mais votos, mas o resultado seria mais uma vez o português a bater a cabeça contra as mesmas duas paredes esperando que, finalmente, algo poderia acontecer. Se não aconteceu há 37 anos ...

A segunda opção poderia funcionar melhor se o presidente Silva teve a inteligência emocional para nomear um Governo - e mais importante, uma figura, em torno dos quais um consenso nacional poderia ser formado. Ele seria, porém, mais propenso a escolher uma figura do passado e com as ligações com o seu partido, o PSD. Vamos no entanto seguir o exemplo da mídia portuguesa e colocar esta opção em segundo plano.

Quanto ao que acontece em seguida, seja qual for o caso, nada vai fazer qualquer diferença, até que Portugal finalmente aprenda a enfrentar seus pontos fracos.

Unidade, humildade, responsabilidade, transparência - e acabar com a lobbies
14792.jpegO que os portugueses precisam fazer, coisa de que até agora têm sido incapazes, é a capacidade de se sentarem juntos e elaborarem um plano nacional, a curto e médio prazo, pelo menos, o que ultrapasse e vá além dos caprichos cosméticos da política partidária mesquinha. O que Portugal precisa é estabelecer parâmetros de referência - benchmarks - , após ampla consulta com todos os actores envolvidos e, em seguida, acompanhar e se certificar que estão sendo seguidos.

O que Portugal precisa é varrer os milhares de sanguessugas que sugam o país seco, gravitando em torno das posições de poder e controle - um exército de barões invisíveis, seres opacos e cinzentos, que ganham a vida à custa do resto do país. Estes são os lobbies, esses são os boys para os quais os trabalhos estão reservados.

O que Portugal precisa é mostrar mais humildade, e isso vem com a aceitação de responsabilidade. Isso, por sua vez, passa pela necessidade de descrições de cargos de trabalho devidamente elaboradas para que não só as pessoas sabem o que devem fazer, mas podem ser responsabilizadas se não cumprirem as suas obrigações. Isto também significa que se algum pobre criança pressionar um botão na rua e ficar com o cérebro frito, o sistema não vai empurrar os pais  de tribunal em tribunal durante anos e, em seguida, arquivar o caso, porque prescreveu - e eliminaria o "cenário de ping-pong português", pelo qual se tentar legalizar algo, ou lançar alguma firma, vai passar dias, semanas ou meses a ser enviado de departamento em departamento e depois para outro, cada um dizendo "não é aqui onde você deveria estar" ou "Deram-lhe a letra M? Está aqui há 9 horas? Mas você deveria ter a letra D! Volte amanhã!"

Responsabilidade e descrições de emprego significam também uma ética de trabalho diferente, em que a produtividade inata do português (excelentes trabalhadores no estrangeiro, mas improdutivos em casa) poderia florescer - maior responsabilidade, maior liberdade,  cumprir a descrição do trabalho dentro da horário estipulado, deixar o posto de trabalho na hora certa, como em outros países, e ter algo chamado "uma vida" fora do escritório. Isso implica ter uma vida familiar/de casa e desfrutar de momentos de lazer, por sua vez alimentando a criação de empregos, não pairar em torno do trabalho até meia-noite, porque "fica bem" perante algum falhado sem uma vida particular que controla os outros. Se ele/a não tem onde ir, porquê não vai... ver um filme, ou quê? Nem para isso serve?

Transparência é a última qualidade que falta em Portugal. Qual é o estado real das finanças públicas? Porque é que ninguém explica isso claramente ao povo? Porque é que ninguém adota a postura de um professor com um quadro e giz, por exemplo, e diz claramente onde o país está e onde precisa de ir? Transparência significa conhecer o currículo de todos os que ocupam cargos públicos, aqueles que lideram instituições - quem são e quais são as suas competências.

Tradicionalmente, Portugal provou ser incapaz de fazer frente a estas limitações - a reação às críticas, especialmente quando são proferidas por estrangeiros, é agressiva e defensiva e há até uma frase em português, Quem não está bem, que se mude - basicamente isso é uma desculpa para continuar cometendo os mesmos erros e continuar a fazer o mínimo esforço.
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O tempo para varrer a sujeira por debaixo do tapete passou,  é tempo para escutar e agir. A casa de papelão apodreceu. E a tempestade está por vir. Portugal - tem mesmo de ser agora, é que não tem outra opção.
Fotos: Portugal é mais do que sol, areia e mar

Timothy Bancroft-Hinchey
Pravda.Ru

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Um comentário:

Anônimo disse...

Nao te preocupes em mudar a igreja! Antes Sim a maneira como Portugal e governado o Salazar tomava bem conta dos trafulhas,assim como daqueles que aproveitam a crise Para de apoderarem dos fracos!