Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 5 de abril de 2011

Senadores italianos querem reabilitar o fascismo


Um grupo de senadores de direita apresentou um projeto de lei para eliminar da Constituição italiana a proibição de "reorganizar, sob qualquer forma, o dissolvido partido fascista", indicaram nesta terça-feira fontes parlamentares.

Os senadores, que fazem parte do partido Povo da Liberdade (PdL), fundado pelo atual primeiro-ministro Silvio Berlusconi, apresentaram no fim de março um projeto de lei constitucional que prevê a anulação do artigo 12, que estabelece que "a reorganização do dissolvido partido fascista está proibida de qualquer forma".

Para a senadora Anna Finocchiaro, representante do Partido Democrático (oposição) no Senado, trata-se de uma iniciativa "grave", que "ofende a história, a República e a democracia".

O código penal italiano, em virtude desse artigo, introduziu o crime de "apologia do fascismo".

O presidente do Senado, Renato Schifani, membro do PdL, reconheceu que estava "assombrado" frente à proposta.

A Itália viveu sob o regime totalitário fascista de 1922 a 1945. O movimento foi fundado em 1919 por Benito Mussolini.


Fonte: JORNAL DO BRASIL

Nenhum comentário: