Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 13 de julho de 2011

Catedral de São Basílio completa 450 anos com restauração



A restauração da catedral de São Basílio custou US$ 14 milhões e foram necessários dez anos para trazer de volta a beleza original do prédio
catedral de São Basílio, um dos prédios mais famosos de Moscou, completou nesta terça-feira 450 anos de idade. Para marcar o aniversário, a catedral passou por uma grande restauração.
Com suas cúpulas coloridas, a catedral foi construída sob o reinado de Ivan, o Terrível. 
Segundo a lenda, o czar Ivan mandou que os olhos dos arquitetos da São Basílio fossem arrancados depois da construção terminada, para que eles nunca criassem algo mais bonito do que a catedral.
Apesar de ser uma construção símbolo da Rússia, a catedral tem sorte por estar de pé. No século 19, Napoleão tentou explodir o prédio, mas a chuva forte apagou o pavio.
No século XX, os comunistas tinham planos para demolir São Basílio. Mas a catedral sobreviveu, e, da Praça Vermelha, assistiu de tudo: desde o funeral de Lênin aos desfiles patrióticos. De uma tentativa fracassada de golpe de Estado, em 1991, até uma visita da rainha Elizabeth 2ª.
A restauração custou US$ 14 milhões e foram necessários dez anos para cobrir as rachaduras e trazer de volta a beleza original do prédio.
– Usamos a última tecnologia para fazer São Basílio parecer nova. Afinal, a Rússia não é a Rússia sem esta catedral –, disse a arquiteta responsável pela restauração, Tatiana Nikitina.

Fonte: CORREIO DO BRASIL

Nenhum comentário: