Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 6 de julho de 2011

Dinamarca reativa controle de fronteiras e gera protestos na Europa

Decisão foi influenciada por fuga de refugiados africanos.
Acordo de 1997 estipulava livre circulação em 25 países do continente.

Do G1, em São Paulo, com informações do Jornal da Globo

O acordo Schengen, de 1997, estipulava a livre circulação pelo território de 25 países europeus -- com algumas exceções. Mas nesta terça-feira (5) a Dinamarca impôs controles improvisados na fronteira com a Alemanha e na ligação com a Suécia. O governo de Copenhague quer impedir a entrada de drogas, armas e, sobretudo, imigrantes.
O passo atrás no acordo de Schengen foi decidido depois da fuga de milhares de refugiados do Egito, Tunísia e Líbia em consequência dos conflitos causados pela primavera de revoltas nos países árabes.
A própria União Europeia aprovou, na última sexta-feira (1º), a flexibilização do acordo Schengen, mas apenas temporariamente e em circunstâncias excepcionais.
A Dinamarca não é o país que mais sofre com a onda de refugiados, mas é governada por um partido de direita xenófobo. A Alemanha protestou formalmente contra a medida.

Nenhum comentário: