Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Bispo católico renuncia após confessar que é pai de dois filhos



O bispo Gabino Zavala. | Foto: Getty
Arquidiocese de Los Angeles disse que dá suporte financeiro aos filhos do padre

O Vaticano disse que o papa Bento 16 aceitou a renúncia de Gabino Zavala, um bispo auxiliar de Los Angeles que assumiu ser pai de dois adolescentes.
Os filhos de Zavala, que tem 60 anos, vivem em outro Estado com sua mãe.
O arcebispo de Los Angeles, Jose Gomez, escreveu sobre o caso em uma carta aos fiéis, em que afirma que a arquidiocese está oferecendo "cuidado espiritual" à família e ajudando nos custos da universidade dos adolescentes.
Em sua letra, Gomez, diz que a notícia é "triste e difícil" e afirmou que o bispo Zavala está vivendo no isolamento e não participa de atividades ministeriais desde a renúncia.
O bispo Zavala tem 60 anos e nasceu no México. Ele fez campanhas contra a pena de morte e em defesa dos direitos de imigrantes.

Celibato

O Vaticano não disse textualmente a razão para a renúncia do bispo em seu comunicado.
No entanto, a nota traz referências à lei canônica que permite que bispos renunciem antes da idade normal para a aposentadoria se estiverem doentes ou incapazes de exercerem seus deveres por alguma razão.
O papa não deu sinais de que está disposto a flexibilizar as regras da Igreja Católica sobre o celibato dos padres, que existe desde o século 11.
Em março de 2010, ele descreveu o celibato como "um sinal de devocção e de comprometimento total com o Senhor e com seus assuntos, uma expressão da entrega de si mesmo a Deus e ao próximo".
Sacerdotes católicos não tem permissão para se casarem, mas padres anglicanos casados que se convertem ao catolicismo estão isentos da norma.
Dois dias atrás, Bento 16 nomeou um padre americano casado para chefiar a primeira estrutura americana para anglicanos que se convertem à religião católica.

Fonte: BBC

Nenhum comentário: