Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sábado, 2 de abril de 2011

MPF/BA recomenda recuperação de capelas tombadas



Capela dos Quinze Mistérios, no Centro Histórico de Salvador, e Capela de Santo Antônio Velasquez, em Vera Cruz (BA), necessitam de reformas.

A procuradora da República Fernanda Oliveira recomendou que a Arquidiocese de Salvador elabore e execute projeto de recuperação total da Capela dos Quinze Mistérios, no bairro de Santo Antônio, em Salvador, e da Capela de Santo Antônio Velasquez, na Ilha de Itaparica, município de Vera Cruz. 

O projeto, antes de ser executado, deverá ser submetido à apreciação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a quem caberá providenciar a recuperação do patrimônio cultural, caso a Arquidiocese comprove não ter recursos para fazê-lo.

As duas capelas são tombadas pelo IPHAN e necessitam de reformas. Por meio de dois inquéritos civis públicos, o Ministério Público Federal (MPF) constatou que a recuperação da Capela de Santo Antônio dependia de apresentação de novo projeto ao Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC), já que o anteriormente aprovado não foi executado por falta de captação de recursos. 

Em relação à Capela dos Quinze Mistérios, o MPF apurou que não houve projeto algum de restauração e a igreja nem mesmo estava inserida no Programa de Restauração do Centro Histórico de Salvador, o Monumenta. 


De acordo com o art. 19 do Decreto-Lei 25/37, o proprietário do bem tombado fica sujeito a fazer todas as obras de conservação necessárias à preservação do bem ou, se comprovar não ter meios para tanto, deve comunicar sua necessidade ao órgão competente, no caso, o IPHAN. 

Foi concedido prazo de 30 dias para que a Arquidiocese e o IPHAN prestassem informações acerca do cumprimento ou não da recomendação, sob pena de adoção das medidas judiciais cabíveis.

Gladys Pimentel
Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República na Bahia
Tel.: (71)3336-2026
E-mail: ascom@prba.mpf.gov.br 


Nenhum comentário: