Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sábado, 25 de junho de 2011

BALAIO DE GATOS - Parlamento vota moção contra principais juízes no Afeganistão

Medida foi resposta a decisão anterior que destitui 62 parlamentares.

Votação deste sábado(25) aprofunda crise política no país.

A crise política do Afeganistão se agravou neste sábado (25) com a decisão dos parlamentares de votarem uma moção contra as maiores autoridades do Judiciário do país, depois que um tribunal presidencial destituiu um quarto dos membros do Parlamento.
Entre os alvos dos parlamentares estão o  presidente da Suprema Corte afegã, Abdul Salam Azimi, e seu vice, Bahahuddin Baha, por não terem impedido a decisão do tribunal especial. Não ficou claro de imediato se os juízes incluídos na moção seriam removidos de seus cargos ou qual seria a consequência, segundo informa a agência Reuters. O governo não comentou o assunto.
O tribunal especial, instituído por decreto pelo presidente afegão, Hamid Karzai, depois que as eleições parlamentares do ano passado foram prejudicadas por fraude, determinou na quinta-feira que 62 deputados terão de ser substituídos por causa de supostas irregularidades no pleito.Karzai está participando de uma conferência sobre segurança no Irã, país vizinho.
Críticos dizem que o tribunal, criado pelo presidente depois das eleições de 18 de setembro, nas quais adversários dele obtiveram grandes avanços, tem como objetivo levar adiante sua agenda política e silenciar a oposição. Sua legalidade é questionada no Afeganistão e no Ocidente.
A votação parlamentar deste sábado, a favor da remoção dos mais importantes membros da Suprema Corte do Afeganistão, ocorreu num momento em que cresce a irritação dos deputados com a criação do tribunal especial.
A deputada Fatima Aziz, da província de Kunduz, no norte, disse que 183 dos 190 parlamentares que compareceram à sessão deste sábado votaram pela destituição de membros do Alto Conselho da Suprema Corte.
O deputado Ahmad Humayoun, da província de Khost, no leste, afirmou que a votação foi realizada porque os cinco juízes haviam aconselhado Karzai a criar o tribunal especial para pôr fim a semanas de protestos e disputas internas pós-eleitorais.
A instabilidade política coincide com a preocupação no Afeganistão pelos níveis recordes de violência e com a preparação da Otan para transferir o controle da segurança às forças afegãs em várias partes do país, iniciando um processo gradual que será concluído com a retirada de todas as tropas estrangeiras de combate até o fim de 2014.
O tribunal de Karzai anunciou sua decisão sobre a fraude eleitoral depois que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, apresentou em detalhes o plano do início da retirada das tropas norte-americanas, o qual prevê que 10 mil soldados retornarão para casa até o fim deste ano.
Fonte: G1

Nenhum comentário: