Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 28 de junho de 2011

De portugueses, a respeito da visita papal e do apoio oficial

PORTUGAL OCUPADO - MARCAS DA IDEOLOGIA DOMINANTE - OS FILHOS DA RÉPUBLICA

Eis uma lista de significativos comentários, feitos pelos signatários de uma petição contra a vinda do Papa a Portugal. Os motivos dos signatários são variados, problemáticos e diversos, independentemente do texto da petição. A petição repete nomes de signatários juntamente com os mesmos comentários.

Transcrevo integralmente os comentários reveladores:

-- “Jamais pensei presenciar a um ataque tão forte por parte do vaticano (Igreja) na Imposição da religião. Uma guerra, sem razão de ser pois a religião nunca mas nunca deve ser imposta, e relembro do que é o laicismo: O laicismo é uma doutrina filosófica que defende e promove a separação do Estado das igrejas e comunidades religiosas, assim como a neutralidade do Estado em matéria religiosa [1]. Não deve ser confundida com o ateísmo de Estado.” (Isadora)
- “por um estado realmente laico já!” (Sandra)
- “O Estado deve ser um exemplo de cumprimento face ao cidadão a quem, o próprio Estado exige, que cumpra as suas obrigações.” (João)
- “O país paga muito caro os negócios religiosos do Vaticano!” (Jaime)
- “A laicidade do Estado é um valor universal: do Brasil apóio essa iniciativa em Portugal.” (Maria)
- “O papa deve ser recebido como merece: de bandeiras pretas no ar por onde ele passar! Privilegios? Não, obrigado! (Jorge)

- “Porque a Constituição da República assim o exige, porque a situação financeira assim o impõe!” (Marco)
- “Estado Laico, procura-se.” (Vasco)
- “O Estado deve afirmar a sua Laicidade. Como Descrente, sinto-me discriminado com as mordomias e privilégios dados às religiões em Portugal.” (Carlos)
- “Viva a República” (Marcolino)
- “Queremos Laicidade com "L" grande!” (Rui)
- “É um dever da cidadania exigir o cumprimento do princípio constitucional da laicidade do Estado por parte dos dirigentes políticos.” (Alexandre)
- “Estado laico, liberdade religiosa, ateismo: a "religião" do futuro” (Mário)
- “Espero que isto chegue a algum lado! Caso contrário mais uma vergonha neste nosso país!” (Patrícia)
- “Não podemos ser laicos todos os dias e católicos praticantes nos dias” (Carla)
- “O Estado Português deve desligar-se destes acontecimentos, o que nunca acontece.” (Pedro)
- “Hoje o papa, amanhã os feriados religiosos!” (Bernardo)
- “não concordo com os gastos publicos efectuados nesta visita...quando há gente a passar fome.” (Alcina)
- “Não sou religioso” (Rómulo)
- “Muito bem. Já tardava um movimento de cidadãos a contestar esta pouca vergonha, traduzida por esta absurda tolerância de ponto, concedida a propósito da visita do chefe de estado do Vaticano a Portugal” (João Filipe)
- “respeitar a constituição!” (Amadeu)
- “O Estado, deve primar pela pela sua independência a nível religioso, dando assim cumprimento ao estipulado na Constituição da República Portuguesa, respeitando todas as convicções religiosas, sem distinção, observando desta forma o respeito por todos os seus Cidadãos, sem distinção em função da raça ou credo!” (Maria Augusta)
- “Nestes momentos é que não percebo porque não fazem referendos...bastava perguntar se concordamos com a maneira (hipócrita) como gastam o nosso dinheiro e depois vêm pedir para "pensarmos" em não receber subsídio de férias...” (Nuno)
- “Não pago viagens a feiticeiros” (Frederico)
- “Apoio incondicionalmente. Sou cristão NÃO católico e acho esta visita e as suas condições uma palhaçada, para não falar do dia de ponte que deram por causa disto.” (Vitor)
- É em 'pequenas' coisas como esta que se percebe o real alcance da injustiça social que grassa pelo país. Mais grave ainda, é ver o Governo a promover e a desencadear situações que, por princípio, deveriam os próprios governantes combater. Patente, pois, o verdadeiro sentido de justiça da classe política. Não admira o que se noticia diariamente, sobre os gritantes casos de injustiça social que vitimam a sociedade civil.” (Marisa)
- “O passado da Igreja na opressão do povo potuguês ao longo de séculos, os seus inexplicáveis sinais exteriores de riqueza, A sua perene associação com todos os ditadores fossem eles quem fossem, não são ainda suficientes?” (Manuel)
- “Apesar de funcionário público não utilizarei a tolerancia de ponto para esse dia. Estou chocado!” (Ivo)
- “se depois desta visita do Papa mandarem vir o Ortodoxo eu não digo nada” (António)
- “Uma visita que ficará na história de Portugal. País de Nossa Senhora” (Ressabiados, raivosos e intolerantes)
- “Sou católica. Uma república democrática tem que ser laica. Necessitamos de um país super trabalhador e super poupado. As medidas em causa indignam os que pensam.” (Fátima)
- “Que razão para tolerancia de ponto para a função pública? Quem quiser mostrar a sua Fé que desconte no salário e vá, como qualquer grevista.” (Julio)
- “Nunca fez tão sentido a frase/pensamento de como alguém já disse ( Emille Zolla ?) "A ignorãncia dos povos é o património dos padres" .” (Américo)
- “Porque teremos de pagar a visita, se o Papa pode pagar sapatos Prada?” (Ricardo)
- “O termo "laicidade" resume tudo o que penso” (Carlos Eduardo)
- “Apoio! A pessoa que se está a receber com dinheiros PUBLICOS é CUMPLICE ASSUMIDO de actos bárbaros contra crianças indefesas, além de tudo o que a petição refere” (Duarte Nuno)
- “Odeio a igreja católica apostólica romana e tudo o que a rodeia,inclusive a vinda de nazis com capas de missa ao nosso país,que só vão é provocar ainda mais o caos nas vias de circulação” (José Carlos)
- “É tempo do País se libertar do obscurantismo” (Telmo)
- “Quero um estado laico!” (José da Costa)
- “quem encobre crimes e obstruiu a justiça, devia ser julgado. E os dinheiros públicos não devem servir para fins de promoção de uma igreja” (Rui Manul)
- “Eles ainda comem tudo. Haja quem lhes faça frente. "Elo que eu sou, a cadeia não partirá do meu lado"” (Manuel José)
- “Viva a laicidade - abaixo a vergonhosa submissão do Estado a qualquer religião.” (Manuel Carvalho)


- “Portugal de joelhos ante a um Estado Teocrático e não-signtatário da Declaração Universal dos Direitos do Homem é humilhante, lamentável e um bom tema a refletir” (Anderson)- “Não me é possível acreditar que um defensor de pédophilos seja recebido por um povo escravizado por uma religião teocracia” (Manuel Raul)
- “Sem mais a acrescentar, subscrevo e...peço apenas atenção para esta petição e para a tão proclamada democracia pós 25 de Abril que parece cada vez mais distante. Obrigado desde já, pla atenção dispensada...” (Paulo)
- “Mísseis?” (Soraia)
- “Repudio ainda: 1. O não reconhecimento dos direitos reprodutivos da mulher, nomeadamente o direito à contracepção; 2. A sua oposição ao acesso pelas mulheres ao tratamento de fertilização in vitro; 3. A sua condenação da investigação das células-tronco embrionárias, de enorme potencial na esperança de cura para algumas das doenças mais mortais; 4. A condenação do uso de preservativo, mesmo como forma para controlar a propagação do VIH, chegando a alegar falsamente que o uso de preservativo "aumenta" a taxa de infecção pelo VIH, colocando assim milhões de vidas em risco; 5. A sua oposição ao reconhecimento de direitos iguais para gays, lésbicas, bissexuais e transgéneros, e à sua protecção, no plano legal, contra a discriminação homofóbica e transfóbica; 6. Pelo papel que teve, ao longo do tempo, enquanto no encobrimento e protecção ao clero católico culpado de abuso sexual de crianças, não os entregando à Justiça, agravando a situação, inúmeros casos, ao "resolver" a questão de forma meramente administrativa ao transferir para outra paróquia os abusadores, permitindo assim que estes continuassem a praticar os seus nefandos crimes.” (Pedro Concha)
- “já não basta o poder económico paralelo da "economia social" da igreja e das suas macro-IPSS.s?...Ai se por cá estivesse ainda o Guerra Junqueiro!!!” (Joasé Alberto)
- “A Igreja e seus seguidores que paguem a visita do Papa, não o Estado Laico português com o dinheiro de seus cidadãos.” (Juliano)
- “Só teremos moralidade para criticar os Estados onde religião e a política se misturam se por cá tentarmos evitar que isso aconteça.” (António Carlos)
- “"A religião é o ópio do Povo" O Estado não deve pagar droga!” (António Augusto)
- “obrigada pela execução desta petição que assino com todo o gosto, assiná-lo que me sentia um pouco de mãos atadas perante toda esta azáfama.” (Sandra)
- “Enquanto continuarmos com a carneirada do "sim senhor" , este pais não avança , apenas alguns continuam a encher os bolsos á grande , liberdade para todos sem imposição .” (Jorge Alberto)
- “A ICAR parou no tempo e até começou a andar para trás. E o Pr. da República acompanha. A nossa República não pode estar nesse barco.” (José Casimiro)
- “Apesar de enquanto chefe de Estado e chefe máximo de uma confissão religiosa, o Papa merecer dignidade de tratamento, todo o folclore que está a ser preparado me parece excessivo e uma agressão quer para as outras confissões religiosas, quer para os cofres do Estado, que tão depauperados se encontram.” (Luís)
- “apesar de ter sido educada num meio católico, subscrevo totalmente as opiniões expressas no texto desta petição.” (Ana)
- “despropositado nos dias actuais” (Sérgio Alexandre)


- “Porque é que tem que ser o "Estado", (os Portugueses) a pagar a vinda do Papa a Portugal, no Santuário de Fátima cai muito dinheiro todos os anos para poder pagar bem a vinda do papa a Portugal uma vez de 10 em 10 anos. Sou Católica e mesmo assim não concordo. No dia 13 de Maio vai lá cair tanto dinheiro no cofre do santuário que eu tenho a certeza que dará para pagar isso tudo e muito mais.” (Ana Luísa)- “É INADMISSÍVEL! não posso compactuar com o assassínio e a hipócrisis” (PAtrícia Filipa)
- “Concordo plenamente, pois sendo considerado um estado neutro sem política económica estando totalmente dependente do mundo exterior deveria ser visto, como um estado independente anexado de Itália, tal como a situação do mónaco em França. Além do mais acho que é uma vergonha e um insulto para todas as pessoas que têm um desejo e ambição de querem contribuir para um país mais justo, que seja aprovada esta tolerância de ponto nos dias da visita, pois isso também é um retirar de direitos - o Direito de Querer Trabalhar. Os nossos órgãos de estado deveriam ter vergonha nas actuais relações diplomáticas que andam a realizar ultimamente pois só conseguem que Portugal seja cada vez mais desrespeitado e humilhado diplomaticamente a cada novo dia.” (Tiago André)
- “Enquanto Pastor Protestante (ou Evangélico), revejo-me substancialmente no texto desta petição.” (Sérgio Paulo)
- “É suposto viver-se num estado laico e democrático. O papa só foi reconhecido como chefe de estado por Mussolini, e como tal não deve ser assim considerado por democratas.” (André Lopes)
- “Condeno fundamentalmente o facto da visita do Papa estar a levar ao fecho de todas as escolas públicas no dia 13, acho inadmissível!” (Elisa)
- “Ridículo o que a religião é capaz de fazer. Já dizia o outro, a maior dádiva dessa tal personagem "Jesus Cristo" foram os... feriados!” (Carlos Madeira)
- “A assinatura desta petição é o protesto mínimo contra o despautério do tratamento previsto ao sinistro Ratzinger!” (José Candeias)
- “Pela laicidade da Republica Portuguesa e pela igualdade e liberdade religiosa” (Pedro Lourenço)


- “Cada um deve ser livre de acreditar no que bem entender. Jesus Cristo, Allah, Hindu, Coelho da Pascoa, é só escolher... Mas permitir que um sistema de dogmas canónicos tenha influência nas decisões tomadas em nome de uma nação soberana, dita laica, é por si só um acto de hipocrisia e um atentado à liberdade intelectual dos seus cidadãos. Há uns anos atrás retiraram finalmente as cruzes cristãs das salas de aula para agora, anos depois, interromperem as aulas nas escolas públicas em nome da pomposa visita Papal. Visita essa que será financiada com dinheiro do contribuinte (católico ou não). Separem o estado do clero de uma vez por todas. Chega deste atraso de mentalidade.” (Rui Coelho) - “Laicidade, senhores, laicidade!” (Tomé)
- “Cidadãos pela Laicidade” (Duarte Fernando)
- “De total acordo com esta petição. Devemos ter mais respeito também com a sociedade não católica.” (Rodrigo)
- “A favor do Estado Laico. Contra o estatuto de "chefe-de-estado" concedido ao Papa e (veementemente) contra a tolerância de ponto.” (Gustavo)
- “Como eu existem muitos cidadãos deste país que nem sequer são baptizados.” (Bétia)
- “Evistem a liberdade de pensamento, emoções e financeiras, que, como cidadão, reclamo” (Prof.Doutor Raúl)
- “Considero um abuso a utilização de fundos publicos da republica, para os quais contribuo, para o financiamento de uma visita de um lider religioso, qualquer que seja a religião em causa.” (Dora)
- “quero viver num estado laico a sério!” (Ana Margarida)
- “Está na hora de ganhar algum juízo.” (Francisco Rego)
- “Considero o financiamento da vinda do papa a Portugal através de dinheiro dos contribuintes como um ataque à consciência dos que nada se identificam, e até rejeitam, seus ideais e sua propaganda religiosa entranhada de maus costumes e manipulações.” (José Diogo)
- “A Liberdade, Sempre!!!” (Rui Manuel)
- “A liberdade de religião pressupõe a não intromissão do Estado nas questões da Fé e vice-versa” (Ana Maria)
- “Assinalo apenas que a República não fez ainda 100 anos (A não ser que considerem o periodo Salazarista como Republica!!!!!).” (Manuel Coutinho)
- “Acho um escândalo esta mistura política religião que lembra os velhos tempos do fado, futebol e Fátima...” (Maria Inês)
- “Assinava mais vezes se fosse possível...” (Lorena)
- “Separação já!” (Telmo Costa)
- “É uma tristeza quando um estado se diz Laico e dá uma tolerancia de ponto para se ir ver o Papa. Porque também não o fez quando Dalai Lama visitou o nosso país ou quando outro lider religioso visitar o nosso pais?Onde está a equidistância do estado relativamente á religião?” (Maria Manuela)
- “A Igreja Católica deveria limitar-se a ocupar o seu espaço, não se sobrepondo à legítima liberdade dos demais.” (Luís António)
- “Sua Alarvidade,devia era ficar lá na sua quintinha, sogadito, junto com as suas cruzetas.” (Diniz) o lavrador?
- “A Liberdade Religiosa implica a não valorização de uma Religião sobre qualquer outra. Por outro lado, sem em tempos, o Estado Português teve Concordatas com a Santa Sé, esse tempo acabou. A população Portuguesa, cada vez menos, é de Religião Católica. Ainda que o fosse, recevber um Chefe de uma Religião com honras de chefe de Estado é-me completamente incompreensível. A Religião é do foro intímo de cada um e as manifestações públicas em Liberdade são um direito dos cidadãos. Não é disso que se trata aqui. Considero profundamente errada esta recepção ao Chefe da Igeja Católica, que colide com Liberdades dos outros cidadãos e com tolerâncias de ponto completaemnte descabidas. Maria João Fortunato” (Maria João)
- “Ou somos um estado laico, ou recebemos os chefes de todas as religiões com a mesma dignidade.” (Aida)
- “Queremos um papa mulher, negra, lésbica, transexual. Já.” (Maria de Jesus)
- “Uma boa iniciativa. Não nos podemos calar continuamente..” (Maria Helena)
- “não sou anti-católico, mas repudio os abusos e ilegalidades no combate à difusão de ideias contrárias à doutrina oficial e a relação com o capital mais fraudulento” (António Arnaud)
- “Por favor mantenham a igreija separada de tudo o que for estatal...” (Vasco Almeida)
- “se eu fosse de outra religiao será que o governo também me dava tolerancia de ponto?claro que nao....liberdade religiosa em portugal nao existe” (Hugo)


- “Sou ateu mas acho que os verdadeiros católicos repudiam este vaticano, basta de capitalismo clerical! Ser cristão é estar ao lado dos pobres!” (Luís Rocha)
- “É ofensivo para todos os portugueses, incluindo os católicos, o exagero colocado na recepção ao Papa. Sobretudo os seguidores de outras religiões têm motivos acrescidos para se indignarem com a bjulação que subjaz a estas atitudes.” (Dilma)
- “como e' possivel a igreja se mexer desta maneira anestesiando, iludindo e pondo as pessoas de joelhos? As pessoas precisam reagir” (José Humberto)
- “Pela liberdade religiosa e irreligiosa para que tenhamos um mundo mais tolerante e fraterno” (Carlos Cerdeira)
- “Estou completamente de acordo com a maneira que trata a petição dobre a Igreja Católica e Joseph Ratzinger.” (Lígia)
- “Uma católica que apoia esta petição. A religião deve ser livre e não conotada de aspirações políticas.” (Ana Clara)
- “Louvar esta iniciativa, defender o inalienável direito dos católicos viverem a sua religião, na sede própria, mas não permitir a sobreposição e a amálgama entre duas realidades que são por natureza distintas, o Estado e a Religião.” (Luís Chainho)
- “so fui baptisada para que meu pai nao fosse marginalisado, confessou mais tarde” (Ana Silva)
- “No estado em que o país se encontra é uma vergonha este acontecimento, o Vaticano é que deveria pagar toda a logística! Isto tudo que se está a passar à volta de sua "Santidade" vai contra as leis da igreja. Tudo isto é dinheiro muito mal gasto e depois vem a igreja dizer para ajudar os pobres. O que faz o Vaticano a tanto dinheiro que recebe????” (Bruno Carvalho)
- “mais respeito pelas liberdades sr presidente!” (Alfredo)
- “O Senhor como Presidente de todos os Portugueses deveria ser o maior defensor da CONSTITUIÇÃO PORTUGUESA e não permitir promiscuidades com qualquer tipo de religião” (António Bettencourt)
- “Como Cristã rejeito a opulência da recepção ao Papa (ex:, serviços de louça especial e caro,cadeira especial, etc), o elitismo com que são tratados os católicos na sua visita (listas de pessoas para receberem a comunhão das suas mãos por ex):, e claro, rejeito esta promiscuidade entre a igreja e o estado quer português, quer do Vaticano” (Maria do Céu)
- “O Dalai Lama foi convenientemente ignorado aquando da sua visita para não melindrar as relações diplomáticas com a China.....Feriado Nacional a 13 de Maio??? mas o vai na cabeça desta gente ????” (Maria Pereira)
- “Por favor mantenham a igreja separada de tudo o que for estatal...” (Vasco Moisés)
- “De facto vivemos uma hipócrisia de um suposto Estado Laico, mas as redes da Opus Dei andam de braço dado com o Estado faz tempo e O PS é o que mais devia ter vergonha...ja se esqueceram do Victor Melícias em completa sintonia com o Guterres? Agora calhou a vez ao Socrates. Afinal parece q ainda não saímos do Novo regime de antes da descolonização” (Luísa Silva)
- “À parte de laicidades e ateismos... só um governo esquizofrénico chama irresponsáveis aos trabalhadores por fazerem greves para exigir melhores condições e depois dá feriados a granel pela visita de um chefe de estado ou religioso.” (Tiago Cunha)

- “2 mil anos de hipocrisia, cristo chora de vergonha” (Cidália)


- “É necessário alterar a Lei da Liberdade Religiosa que confere estatuto privilegiado à I. Católica. O Baptismo e o ensino religioso só devem ser ministrados a maiores de 18 anos. As manifestações religiosas, como o Futebol, as Touradas, etc. devem estar confinadas aos espaços previstos para o efeito. Tal como a propaganda política, a propaganda religiosa deve obedecer a regras bem definidas, devendo estar ausente dos espaços e edifícios públicos, como Escolas, Hospitais e Ministérios. Etc...” (Jorge A. A. Silva Marques)Etc.


Fonte: ASCENDENS


Nenhum comentário: