As imagens da RBS TV mostraram, ontem à noite, um espisódio de fuga e recaptura de alguns presos da penitenciária desta Capital.
Sem saber que estavam sendo filmados (presumo), alguns policiais forçavam a entrada de um dos fugitivos na traseira de um camburão.
O indivíduo, que estava algemado, não conseguia entrar com agilidade no veículo e suas pernas ficaram penduradas por segundos, para fora da gaiola.
Um dos policiais não se fez de rogado: empurrou a porta de ferro contra as pernas do detido, prensando-as contra a parte tradeira do veículo.
É o banditismo de Estado, que compete com o banditismo dos que foram condenados (se é que aquele era um indivíduo já condenado).
Tenho defendido a Polícia Militar neste blog - como o fiz no lamentável episódio que envolveu aquela desembargadora catarinense, onde achei a atuação dos policiais impecável - mas atitudes como a que noticiei acima não podem ser admitidas. Se, em público, o preso foi tratado como relatei, imagine-se fora das vistas da mídia.
É por atitudes como aquela (e outras certamente piores e mais desumanas) que o Brasil está na mira de organismos internacionais com o um dos países onde ainda se pratica a medieval tortura.
Abominável, portanto, a atitude daquele agente da segurança pública.
Nenhum comentário:
Postar um comentário