Mensagem aos leitores
Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.
Número de faculdades de direito chega a mais de mil
Aumento de autorizações do MEC foi de 612% em 20 anos
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, considera “um verdadeiro estelionato educacional” a “proliferação desordenada e irresponsável” de faculdades de direito em todas as regiões do país, autorizadas a funcionar pelo Ministério da Educação, que continua a ignorar os pareceres da entidade fiscalizadora da advocacia. Existem hoje nada menos que 1.174 cursos de direito em todos os estados – um aumento de 612% em relação aos 165 credenciados em 1991.
"Um ensino jurídico não qualificado compromete a formação dos operadores do direito, e o advogado bem preparado é, e será sempre, sinônimo de uma Justiça melhor", afirma Cavalcante. "A advocacia e a sociedade sofrem com a existência de instituições de ensino que continuam a cometer estelionato educacional com os jovens que, com sacrifício, frequentam e pagam um curso de direito confiando que um dia terão o conhecimento necessário para se tornarem advogados".
Com a instalação autorizada pelo MEC, nas últimas duas décadas, de mais de 50 novas faculdades por ano, São Paulo continua a ser o estado com o maior número desses cursos (241), à frente de Minas Gerais (148) e do Rio de Janeiro (99). O estado com menos faculdades de direito é o de Roraima (5).
Nenhum comentário:
Postar um comentário