Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sábado, 2 de julho de 2011

Turista gosta mais de comida do que de praia

Estudo inédito revela que gastronomia local tem mais aprovação dos visitantes que a praia e outros pontos turísticos

Eles são na maioria brasileiros, que chegam no Litoral Norte de carro. Durante a temporada, passam férias nas praias por no máximo 10 dias e ficam em casa própria ou de parentes. A alimentação é o item mais aprovado, enquanto a infraestrutura viária precisa de melhorias. Assim ficou definido o perfil e a percepção do turista que visitou as 11 cidades do Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde & Mar, conforme pesquisa feita pela Univali entre janeiro e março deste ano.



Mestre em Turismo e Hotelaria, Silvia Cabral acredita que a aprovação da gastronomia litorânea tem ligação com a diversidade, não só de pratos, como também de preços:


– Nós temos restaurantes preparados para atender classe A, B e C. A gastronomia de qualidade está disponível para o público de massa, mas também atende ao requintado.

Como sugestão de melhorias viárias, Silvia aposta no transporte regionalizado, onde os turistas conhecem as cidades vizinhas sem enfrentar com o próprio carro a BR-101.

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Itapema (Sinduscon), João Formento, diz que o turista realmente busca comprar o próprio imóvel de praia:

– O Litoral catarinense está acima da média brasileira em expansão do setor. Os turistas investem na compra pela comodidade e também pelo alto retorno de investimento.

Dados serão usados para aperfeiçoar investimentos

Apesar do resultado, o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindisol) de Balneário Camboriú está satisfeito com a ocupação hoteleira. Segundo a diretora de hospedagem do Sindisol, Dirce Moser Fistarol, a temporada de verão 2011 foi melhor que a anterior:

– Os cerca de 20 mil leitos de Balneário Camboriú sempre são muito procurados. Entre janeiro e fevereiro, o movimento é de estudantes e famílias. A partir de março começa o turismo da melhor idade.

Os dados foram apresentados esta semana para as prefeituras.

– Quase nenhum município possui isso. Com os números, conseguiremos um planejamento aperfeiçoado em cada cidade – avalia a presidente do Colegiado de Secretários Municipais de Turismo da Amfri, Maria Valdete de Campos.


patricia.auth@santa.com.br - JORNAL DE SANTA CATARINA

Nenhum comentário: