Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Os bancos emprestam, as cidades perdem

Libération, 21 setembro 2011
O Libération teve acesso a uma lista de todos os empréstimos arriscados negociados pelo Dexia Crédit local (DCL), "o banco que arruinou 5.500 comunas" francesas. Entre 1995 e 2009, este estabelecimento franco belga emprestou cerca de 25 mil milhões de euros das grandes cidades e das pequenas comunas sob a forma de empréstimos ditos "estruturados", baseados na evolução comparada do franco suíço, do iene e do dólar. "Armadilhas fatais", escreve o Libération, segundo o qual as taxas de juro oferecidas são muito baixas nos primeiros anos, mas "entra-se num mundo de loucos, onde todos os acontecimentos a nível mundial com repercussões económicas podem encarecer os reembolsos de uma comuna francesa".
Hoje, as 5.500 coletividades locais devem juros de cerca de 4 mil milhões de euros. Uma vez que estes empréstimos também são arriscados para quem os comercializa, o Dexia quis obter cobertura junto de grandes bancos internacionais comprando-lhes “trocas estruturadas", ou seja, contratos de permuta para equilibrar a sua posição. "Como resultado, o esquema montado é totalmente vantajoso para os bancos. (...) E se fizerem uma boa especulação, sai-lhes o jackpot", explica este jornal diário, "O JP Morgan conseguiu acumular, desta forma, 712 milhões de euros de lucro, o Royal Bank of Scotland 676 milhões e o Goldman Sachs 507 milhões." E o Libération comenta que "se existe uma área em que devemos lamentar a tomada do poder pela imaginação, nunca assumindo as responsabilidades, ela é a das finanças. Os cidadãos das coletividades afetadas terão de pagar a louca criatividade das cabeças pensantes da banca durante os próximos vinte anos. Sabemos o que vem a seguir: mais impostos, redução nos ganhos e congelamento dos investimentos futuros."

Fonte: PRESSEUROP

Nenhum comentário: