Uma das causas da crueldade contra os animais é o fato de os cristãos acharem que só os homens são filhos de Deus porque foram feitos à semelhança Dele, disse o teólogo Andrew Linzey, da Oxford University.
Ele acusou a hierarquia da religião de nada fazer para acabar com essa distorção. “Quase todos os líderes [da Igreja Anglicana] são loquazes na defesa de políticas sociais, mas esquecem da violência da qual os animais são vítimas.”
Lizey é diretor do departamento da universidade que cuida da ética animal e de um jornal com o mesmo tema. Ele tem se destacado na imprensa britânica como defensor dos direitos dos animais.
Em abril, ele iniciou uma campanha para chamar os animais de “cuidadores de humanos”, e não mais de pets (animais de estimação). “Pets é um insulto para os animais”, disse Lizey na época.
Agora, ele afirmou que os cristãos tratam os animais como objetos, máquinas, ferramenta e mercadorias, “em vez de considerá-los também como criaturas de Deus”.
“Estamos espiritualmente cegos em nosso relacionamento com outras criaturas do planeta”, disse. “Tão cegos como já fomos em relação às mulheres, negros e gays.”
Com informação do The Telegraph, entre outros sites, via PAULOPES WEBLOG.
Nenhum comentário:
Postar um comentário