Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Mais uma aliança ilícita, propicia reedificação de Igreja Católica, com dinheiro público

Após restauração, primeira igreja de Paraitinga é reinaugurada

Celebrações e música marcam a reativação da primeira igreja de São Luiz do Paraitinga, atingida por uma forte enchente em 2010, que destruiu boa parte dos imóveis históricos do município.
Entre quinta-feira e domingo (22 e 25 de setembro), será reinaugurada a Capela de Nossa Senhora das Mercês, fundada em 1814, que teve grande parte de sua estrutura destruída pela catástrofe.

Eduardo Coelho/Paraitinga/Divulgação
Interior da Capela das Mercês em São Luiz do Paraitinga, antes da enchente que destruiu a cidade em 2010
Interior da Capela das Mercês em São Luiz do Paraitinga, antes da enchente que destruiu a cidade em 2010

As obras de reedificação foram realizadas pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), através do Programa de Aceleração do Crescimento do governo federal (PAC - Cidades Históricas), que disponibilizou R$ 1,5 milhão para a reforma.

Com o nome "Festa Jubilar", o evento conta com uma extensa programação com quermesse e missas. A obra será entregue oficialmente no dia 25 de setembro, às 15h30, pela ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e pelo presidente nacional do Iphan, Luiz Fernando de Almeida.

De acordo com o instituto, devido ao seu valor religioso e arquitetônico, a capela sofreu intervenções de resgate, seleção e proteção de seus elementos construtivos e decorativos.

A obra mobilizou a população local, que formou uma "brigada de salvamento" dos escombros. Os trabalhos de reconstrução duraram nove meses, sob a supervisão de uma equipe técnica do órgão que foi deslocada para a cidade assim que as águas baixaram para prestar apoio aos moradores e acompanhar as ações de salvamento, escoramento e limpeza de todos os bens e imóveis afetados.

Filipe Redondo/Paraitinga/Divulgação
Capela das Mercês em São Luiz do Paraitinga, pronta para reinauguração
Capela das Mercês em São Luiz do Paraitinga, pronta para reinauguração


PEÇAS

Durante o projeto, o Iphan procurou manter vivas a memória e as referências materiais da edificação original, por meio da consolidação das paredes de taipa de pilão que não se arruinaram; recuperação de todas as peças de madeiramento, estruturas de ferro, elementos decorativos e da cobertura que compunham o conjunto.

Sem contar no cuidado especial com a imagem de Nossa Senhora das Mercês, padroeira da casa, feita de terracota, que havia se partido em mais de 90 pedaços.

Finalizado o processo, cada elemento recuperado foi recolocado no seu local de origem e reintegrado ao edifício. Os itens que não puderam ser salvos foram refeitos segundo as dimensões e formatos encontrados na documentação gráfica e fotográfica.
Na reconstituição das alvenarias, utilizaram-se tijolos de barro cozido, considerados sucessores naturais do antigo sistema de taipa de pilão, desde meados do século 19.
Durante as comemorações da Festa Jubilar, serão celebradas missas, sempre às 19h, com exceção do dia 25, domingo, quando as celebrações ocorrerão às 10h e às 18h. A quermesse acontecerá diariamente a partir das 20h e a procissão apenas no domingo, às 16h. Também no domingo, às 15h, será aberta a exposição do Memorial da Reconstrução, na sede do Instituto Elpídio dos Santos.

Fonte: FOLHA DE SP

Nenhum comentário: