Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Justiça do RS aceita denúncia contra ex-vice-cônsul português

O negócio está mal explicado, não acham? Se fosse algo envolvendo o Edir Macedo, logo se alegaria "lavagem de dinheiro" ou se faria acusação incriminadora. Mas, como a suposta vítima é a ICAR...

-=-=-=-=

A Justiça gaúcha aceitou na segunda-feira (19) denúncia contra o ex-vice-cônsul de Portugal no Rio Grande do Sul acusado de aplicar um golpe milionário na Arquidiocese de Porto Alegre. O juiz Leo Pietrowski, da 10ª Vara Criminal de Porto Alegre, também determinou que Adelino D'Assunção Nobre de Melo Vera Cruz Pinto seja incluído na lista de procurados da Interpol (polícia internacional). A decisão é da segunda-feira (19), mas foi divulgada nesta quarta.
O ex-diplomata teve a prisão preventiva decretada em 12 de agosto, e agora responde a processo na Justiça gaúcha por estelionato e coação de testemunhas.
Em 2010, a Arquidiocese procurou o diplomata em Porto Alegre pedindo ajuda para financiar obras. Pinto disse, segundo a igreja, que uma ONG belga iria intermediar a doação de R$ 12 milhões.
A Arquidiocese diz ter depositado R$ 2,5 milhões na conta do ex-vice-cônsul como caução. Mas o dinheiro prometido nunca chegou.
Segundo a Polícia Civil, o ex-vice-cônsul não é visto desde março e perdeu as garantias diplomáticas do governo de Portugal. Ele chegou a morar em um salão paroquial em Porto Alegre, segundo o delegado Paulo César Jardim.
A reportagem não conseguiu localizar o advogado do diplomata.

Fonte: FOLHA DE SP

Nenhum comentário: