Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 22 de setembro de 2011

País de adEvogados: Brasil tem mais cursos de direito do que todo o mundo

Ruim por um lado (?), bom por outro. Aqueles cidadãos formados em Direito, não serão só advogados, mas também Consultores Jurídicos, Legisladores, Promotores, Magistrados, Delegados, Assessores, Encarregados de Pessoal, Fiscais de Tributos, Fiscais de meio-ambiente, etc..., mas sobretudo, cidadãos mais esclarecidos.

Por que, então,  considerar que ter bastante gente formada em Direito é 'vergonhoso'?

Vergonhoso mesmo é ter analfabetos e gente desqualificada, incapaz de questionar as sacanagens da administração pública (inclusive o excesso de tributação), dos banqueiros, das igrejas e de outros setores tradicionalmente sugadores dos recursos públicos.

Bom  mesmo para a democracia seria que todo cidadão pudesse fazer um curso de Direito e ganhar maior consciência de cidadania, conhecer seus direitos e deveres, adquirir capacidade de votar bem.

O que é ruim é a enganação de certas Universidades, que cobram mensalidades nada módicas e propiciam formação deficiente para os incautos que nelas confiam e as frequentam. Se todos os cursos de Direito prestassem bons serviços, assegurando formação de qualidade, não haveria o que lamentar, mas sim festejar.

Para arrematar: na verdade, certas pessoas, já estabelecidas como advogados, querem reserva de mercado, seja por medo de enfrentar a concorrência, seja por puro egoísmo, esquecendo-se de que o mercado, por si só, incumbe-se de eliminar os incompetentes de qualquer profissão. Quem se garante, não tem por que temer a competição de colegas e o público só tem a ganhar com  maior oferta de profissionais, porque a competição força o aprimoramento e regula os preços dos serviços.

-=-=-=-=-=

 É vergonhoso, mas pode acreditar. O Brasil tem mais faculdades de Direito do que todos os países no mundo juntos. São 1.240 cursos superiores para a formação de advogados no Brasil, contra 1.100 no restante do mundo


Um dos conselheiros do CNJ, Jefferson Kravchychyn, informou um dado que seria ridículo, caso não fosse uma tragédia anunciada para nosso país: o Brasil já tem mais faculdades de direito do que o resto do mundo somado.

Isto mesmo que você está lendo: não importa os 1,5 bilhão de chineses, muito menos os 1,0 bilhão de indianos, nem os americanos, japoneses, africanos, etc.. Não tem para ninguém, o Brasilzão tem 1240 cursos de direito e o resto do mundo somado tem 1100.

Estima-se que hoje sejam 4 milhões de formados em Direito, dos quais 800 mil conseguiram passar no Exame e estão regularizados na OAB. Mais ou menos 2% da população brasileira se formou em Direito.

Fonte: Blog PRAGMATISMO POLÍTICO

Nenhum comentário: