Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Significa "fatura" ou "fartura"?

Não sei se o erro na matéria foi proposital (afinal, as atividades preferida dos judeus são o comércio e as finanças) ou a palavra "fatura", em verdade, deveria ter sido grafada  como "fartura".

Como quem bastante fatura costuma ter fartura, a eventual troca de uma pela outra não significa nenhuma aberração.

Aproveitando a oportunidade e no afã de ilustrar algum leitor que desconheça outros detalhes, a fruta romã é invocada, como forte símbolo de união, pela Maçonaria (braço laico do judaísmo?).

Mais: o vinho de romã, que tem produção limitada em todo o mundo, é consumido, prioritariamente, pelos judeus; a casca da romã é utilizada como remédio desde priscas eras, existindo, em muitas casas da Ilha de SC, uma pequena árvore da espécie, provavelmente trazidas pelos "cristãos-novos" (judeus supostamente convertidos) que integraram as levas de "acorianos" que para cá migraram.
São tantos os descendentes da nação hebréia em nossa ancestralidade, que um famoso cidadão que por aqui viveu (Santos Saravia) e que, católico, inicialmente, converteu-se  ao judaísmo, declarou ser difícil identificar aqueles que, dentre nossos conterrâneos, não é de origem judaica.

-=-=-=-=- 

Feliz Ano Novo

Hoje é o ano novo judaico de 5.772 o Hosh Hashaná, que significa Cabeça do Ano.
No mundo inteiro os judeus comemoram este dia comendo um pão redondo que simboliza o circulo anual do calendário, bem como à continuidade e eternidade, maça com mel e tâmaras que sendo doces prenunciarão um ano bom para todos, vinho doce acompanhado de feijão e peixe, e de sobremesa romãs que repletas de sementes significam fatura. “Shana Tova”.

Blog do BETO BARREIROS

Nenhum comentário: